TUDO INhumas | TUDOIN - O site da cidade de Inhumas

ligue já!(62)8442-2610

Vodka Absolut

Vodka Absolut
ligue já!(45)3578-1950

Terra Materiais de Construção

Terra Materiais de Construção
Publicado em 15/09/2008 10:26

Acadêmicos requerem melhoria em transporte escolar

Ao longo dos anos um novo segmento na área de transporte acabou tomando a cena diurna e noturna em nossa cidade, por conta da procura por universidades em outras cidades como, Goiânia, Anápolis, Itaberái, Goiás Velho e região, os estudantes universitários do município de Inhumas, começaram a migrar dos ônibus coletivos, para o conforto e a segurança das vans e micro ônibus do transporte escolar.

Sociedade


Ao longo dos anos um novo segmento na área de transporte acabou tomando a cena diurna e noturna em nossa cidade, por conta da procura por universidades em outras cidades como, Goiânia, Anápolis, Itaberái, Goiás Velho e região, os estudantes universitários do município de Inhumas, começaram a migrar dos ônibus coletivos, para o conforto e a segurança das vans e micro ônibus do transporte escolar. Em alguns casos, empresas de fretamento começaram a tentar fazer essa atividade, mas pela especificidade da mesma, e ainda por se tratar de TRANSPORTE DE ESTUDANTES, a maioria dos municípios está regulamentando esse serviço como Transporte de Escolares.

Inhumas possui várias empresas que se encarregam somente para o transporte dos universitários, empresas como; Via Brasil Transportes, Bilu Turismo, Rocha Tur, Nasa Transportes, dentre outros, levam uma grande demanda de alunos para Universidades de outras cidades, essa necessidade faz com que o aumento deste transporte cresça, em uma pequena cidade como Inhumas. O fator principal pela procura de outras universidades se dá pela escassez de cursos, e faculdades tanto privadas como pública no município. Estudantes que cursam o 3º ano se preocupam com a escolha de sua futura profissão, além da preocupação com a escolha da Universidade para o processo de vestibular. Cerca de 10 (dez) transportes escolares enfrentam a rotina diária de enfrentar uma viagem, até seu destino escolar. “O caminho é longo, ter q sair de casa com uma até duas horas de antecedência, torna-se cansativo, além de enfrentar o problema de ter que sair mais cedo do trabalho”, diz estudante de Direito, da Faculdades Alves faria.

Muitos reclamam que a dificuldade de enfrentar o caminho longo de todos os dias, passa a ser característica principal para o cansaço dos mesmos. Alguns percorrem um caminho até de 100 Km, chegam em casa tarde da noite, e no outro dia enfrentam a rotina de trabalho e faculdade. As reclamações dos alunos não se baseiam apenas em dificuldades com a rotina escolar, mas a mensalidade dos transportes. O aumento nos últimos anos tem deixado os alunos preocupados, pois a maioria estuda em faculdades privadas, e trabalham para arcar com toda a despesa. A Prefeitura contribui com bolsas escolares para alguns transportes, os únicos beneficiados recebem apenas 50% de desconto em suas mensalidades. Há quem discorda, a estudante de enfermagem da UFG diz que se sente mais segura com o transporte escolar, “Realmente é bastante cansativo, mas o transporte escolar universitário com qualidade, nós proporciona segurança, e comodidade. Quando tenho prova, aproveito a viagem para ir estudando, e consigo descansar até chegar à faculdade”.

Aqueles que decidem ir morar na cidade em que estudam, acreditam que de fato é mais fácil conciliar, trabalho, faculdade, vida pessoal, e apenas nos finais de semana visitar sua família na cidade onde residiam. A preocupação dos acadêmicos é com a melhoria e aumento de transportes, pois aqueles que optaram por morar, trabalhar aqui na cidade de Inhumas, e estudarem em outra região afirmam que precisam ser mais notados, eles requerem mais oportunidades de melhoria no transporte escolar universitário da cidade de Inhumas. Proprietário e motorista de um dos ônibus escolares da região relata que quando começou com o trabalho de transportar alunos para outras cidades, era pequena a demanda de estudantes, hoje o mesmo conta com outras rotas, e possui mais de 100 (cem) alunos cadastrados. “Quando assumi não tinha ônibus, eu aluguei de 2003 a 2005. Entendo que a obrigação do município é dar o transporte escolar para alunos universitários, mas vejo também como um trabalho qualquer, que necessita de uma remuneração”.



Fonte: Acadêmicos (Não quer se identificar)
Fonte: Proprietário de Transporte (Não quer se identificar)
Fonte Números: Secretária Municipal de Educação

Últimas notícias sobre Inhumas e região

PMDB
PMDB confirma à candidatura de Iris Rezende ao governo de Goiás
Governador
Governador Marconi Perillo prevê prazo de três meses para entrega do Hugo 2
Agetop
Agetop Libera pista Duplicada da GO-070
Final
Final do Torneio de Futebol Society Senior 2014

Deixe seu comentário!!

Expresse aqui as suas opiniões sobre esse tema










Codigo de Seguranca

 

Responder ao comentário (Cancelar)

Comentários

Entre você também para esta discussão! Deixe aqui a sua mensagem!

1
18/07/2014

Informacao

Queria saber qual empressa de transporte universitario que leva alunos para anapolis??? Aguardo uma respota é muito importante pra mim desde já obrigado!

Responder esse comentário