Publicado em 06/05/2016 08:29

Agrodefesa realiza 1ª etapa de vacinação contra febre aftosa, em GO

Estima-se chegar a 100% de imunização dos rebanhos em 2016. Os pecuaristas terão até 31 deste mês para vacinar os rebanhos.

Foto: Bruno de Pádua/Agrodefesa

Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) abriu a campanha de vacinação contra febre aftosa em Goiás. A imunização teve início no dia 1º de maio e os produtores devem vacinar os rebanhos bovinos e bubalinos – de búfalos –, que somam cerca de 21,6 milhões de animais, até o dia 31 de maio. Nesta primeira etapa, bichos de todas as idades devem ser imunizados contra a doença.

Normalmente os pecuaristas são muito conscientes da importância da imunização mantendo o rebanho livre da doença. O estado de Goiás é um dos maiores exportadores de carne bovina, mercado que seria prejudicado caso a região perder o título de que o estado está livre da doença.

As vacinas estão disponíveis desde o último domingo (1º). Para imunizar o rebanho, o pecuarista deve comprar a vacina em casas de produtos agropecuários, levar para propriedade e ele mesmo faz a vacinação do rebanho. Também é preciso declarar para a Agrodefesa, por meio do site ou pessoalmente em uma agência do órgão, que o rebanho foi imunizado até o quinto dia útil de junho.

O controle da vacinação é feito pelas notas ficais das vendas das vacinas, bem como, com a fiscalização dos próprios produtores. Isso porque o pecuarista deve preenche um formulário e declarar que todo o rebanho foi imunizado. Caso ele tenha vacinado o rebanho, mas não entregar o formulário preenchido, será multado em R$ 7 por cabeça.

Ademais, além das multas, caso o pecuarista não vacine o seu gado, ou ainda, não declare que a mesma tenha sido feita, perderá o direito de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal), ou seja, não poderá mover o gado.

Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/05/agrodefesa-realiza-1-etapa-de-vacinacao-contra-febre-aftosa-em-go.html

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)