Publicado em 04/11/2015 14:35

Alunos bolsistas da UNI-Anhanguera pediram apoio aos vereadores da Câmara Municipal de Inhumas

Alunos bolsistas da UNI-Anhanguera em reunião realizada dia 22, na Câmara Municipal de Inhumas pediram apoio aos vereadores com o objetivo de assegurar junto a Prefeitura de Inhumas as bolsas do convênio em andamento desde 2008.

“Não podemos deixar que os bolsistas sejam prejudicados”, frisa Marcos de Oliveira -presidente do DCE da Uni-Anhanguera

Alunos bolsistas da UNI-Anhanguera em reunião realizada dia 22, na Câmara Municipal de Inhumas pediram apoio aos vereadores com o objetivo de assegurar junto a Prefeitura de Inhumas as bolsas do convênio em andamento desde 2008.

O representante dos alunos Marcos de Oliveira -presidente do DCE da Uni-Anhanguera- expôs as razões que levaram o Professor Joveny Sebastião Candido de Oliveira -Reitor da Uni-Anhanguera- a manifestar contra a Prefeitura e apresentou documentos confirmando que em 2008, foi firmado convênio entre a Prefeitura de Inhumas e UNI-Anhanguera, por um período de 10 anos, onde a Prefeitura cedeu uma área de 7 alqueires localizado as margens da GO-070, na Escola Agrícola Senador João Abrahão Sobrinho para que acadêmicos do curso de agronomia fizessem no local estudos e experimentos. Em contrapartida, a universidade cederia bolsas de estudos de carater integral a alunos da comunidade Inhumense em uma proporção de 5% das vagas.

Segundo Marcos a área de estudos agronômicos foi destruida pela prefeitura, e com ela, cinco anos de estudos foram jogados fora durante uma ação autoritária do Secretário Municipal de Obras do Município de Inhumas de demarcar o terreno para a construção do Distrito Industrial.

De acordo com o presidente do DCE, por várias vezes, tentaram falar com o prefeito, sempre, sem sucesso. Marcos relata que em momento festivo realizada no mês de junho de 2015 no Campus Uni-Anhanguera com a presença do Reitor em que o secretário de Gestão e Planejamento Itamar Junior, representando o prefeito afirmou que na área utilizada pela Uni-Anhanguera não haveria conflitos. Mas, não foi o que aconteceu. “Na semana seguite fizeram o piqueteamento da área para o lançamento do distrito industrial”, relata.

Com a falta de garantias, diante dos fatos como os ocorridos recentemente é que motivaram o Reitor a comunicar aos vereadores a provavel recisão do convênio.

Se de fato ocorrer a recisão 26 alunos bolsistas do município de Inhumas estão correndo risco de perderem em dezembro, as bolsas integrais da Uni-Anhanguera e prejudicar outros 750 acadêmicos que utilizam do Campus para seus estudos e pesquisas. “Recisão de contrato provocada por parte da Prefeitura”, alega Marcos.

Os vereadores foram unanimes em garantir aos alunos que estão a disposição e, intercederão junto ao Executivo Municipal para buscar uma solução para o problema.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Inhumas
Texto: Claussius S.
Foto: Claussius S.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)