Publicado em 29/06/2016 10:24

Com clima frio e seco saiba como prevenir-se de doenças respiratórias

Alô Inhumense! Com temperaturas abaixo de 20 graus e fuligem de cana por toda cidade, o melhor é se cuidar.

Foto: internet/ultracurioso

Goianos peguem seus casacos! Com o início do inverno no último dia 20, as temperaturas ficam naturalmente mais frias e a umidade do ar cada vez mais baixa, deixando essa familiar sensação de um clima mais seco.

Sentir um friozinho é bom, há quem diga que ficamos até mais elegantes nessa época, afinal de contas os looks são compostos por agasalhos, jaquetas, cachecóis e botas de todos os modelos. Mas atenção, nem tudo são "flores"!

Com o frio e o clima seco aumentam-se os riscos de doenças respiratórias, especialmente para aquelas pessoas que já tem alguma alergia respiratória. O gostoso clima do inverno é também vilão e traz com ele diversos males, onde os mais comuns para a época são a rinite, sinusite, asma, bronquite e virose.

Assim sendo, as recomendações mais comuns de médicos alergistas e infectologistas são sempre as mesmas, tentar prevenir uma crise alérgica ou mesmo a comum gripe. Mas quais são mesmo as medidas preventivas, que podemos tomar para evitar esses males?

A principal medida de prevenção é manter-se hidratado, beba bastante água e se possível coloque uma vasilha com água nos quartos, toalhas úmidas ou aquele umidificador vendido em lojas de eletrodomésticos. Essas atitudes vão compensar a falta de unidade no ar e repor os líquidos do corpo mantendo-nos hidratados na medida esperada.

Outra recomendação simples de se cumprir é lavar bem as mãos sempre que necessário. A maioria das gripes se pega pelo contato da mão contaminada com o vírus, incluindo a H1N1.

Recomenda-se ainda, deixar janelas abertas e ambientes livres para circulação de ar, mas sem deixar que os objetos acumulem poeira. Entretanto, especificamente no nosso caso, os inhumenses correm o risco de ter toda sua casa coberta por fuligens da queima de açúcar que também são extremamente prejudiciais para doenças respiratórias.

Infelizmente, não sabemos de fato quando estaremos absolutamente livres das mazelas causadas pela queima da cana de açúcar em nosso município. Por isso, nosso conselho é (especialmente aos alérgicos) que ao limpar as fuligens da cana deixadas em casa, você utilize água.

Neste período do ano as vias respiratórias ficam mais inflamadas facilitando a colonização de germes, bactérias e vírus, provocando assim processos infecciosos. Aqueles que têm imunidade mais baixa e são os mais atingidos, tendo que tomar cuidados redobrados, especialmente crianças e idosos.

No mais, recomendamos que você mantenha seu cartão de vacinas em dia, evitando doenças que acometem neste período do ano. Por fim, nossa última e mais importante orientação é que você procure um médico sempre que necessário para ter diagnósticos específicos e tratamentos adequados.

Redação Tudoin

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)