Publicado em 17/05/2010 13:16

Festival de Cinema e Vídeo ambiental (Fica) 2010

O XII Fica vai acontecer de 8 a 13 de junho, com a oferta de dezenas de atrações.

Fonte: Goiás Agora/Agecom

O XII Fica vai acontecer de 8 a 13 de junho, com a oferta de dezenas de atrações. Na mostra competitiva são 28 filmes selecionados entre os quase 550 inscritos; na paralela, 27 filmes, nacionais e internacionais. Também vão acontecer cursos e shows, entre eles os de Alcione e Lulu Santos.

O XII Festival de Cinema e Vídeo Ambiental - Fica, é considerado o maior festival da América Latina e um dos maiores do mundo que trata da temática ambiental. Também pertence a ele, o título de maior premiação oferecida por um festival deste tipo, R$ 240 mil. O Fica, que acontece de 8 a 13 de junho, na cidade de Goiás, traz este ano uma extensa agenda composta por mostras de filmes, fóruns ambientais, mesas de discussão, palestras e cursos sobre cinema e ambiente, além de shows e outras atrações culturais.

Consolidado ao longo de seus 12 anos como um importante evento relacionado ao ambiente o Fica tornou-se um mecanismo de discussão de ações e consequências para a preservação do planeta, abrindo espaço para o cinema com essa temática, gerando riquezas como cultura, informação e empregos ao fomentar o turismo e movimentar a economia local.

Inscrições

O número recorde de inscrições internacionais ao XII Fica, confirma uma vez mais o prestígio mundial do evento. As inscrições, encerradas na sexta-feira, 26 de abril, totalizam 548 filmes, sendo 202 nacionais e 346 estrangeiros. Entre produtores e co-produtores, 69 países participam da seleção.

São Paulo foi o Estado com o maior número de inscrições (40 filmes), seguido por Goiás (38 obras). Também se inscreveram produções do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e o Distrito Federal.  Já no grupo dos estrangeiros a França se destacou com 46 inscrições, os EUA com 44, a Alemanha com 37 e a Espanha com 20.

Deste total, foram selecionadas 28 obras, 16 são brasileiras e 12 estrangeiras, de 12 países diferentes. Foram contemplados 23 documentários, duas obras de ficção e três de animação. São sete longas-metragens, seis médias e 13 curtas-metragens mais duas séries de televisão. O Brasil apresentou 16 obras (a maioria). Goiás teve quatro obras selecionadas.

Mostra paralela

Sete produções integram a grade de filmes da Mostra Paralela. As mostras e sessões especiais de cinema são uma das prioridades na programação que traz para esta edição a participação do diretor carioca João Moreira Salles, documentarista que se destacou no final dos anos 90 com Notícias de uma guerra particular (1999), filme sobre a guerra da polícia com o tráfico no Rio de Janeiro.  Salles coleciona em seu currículo trabalhos premiados em direção e roteiro para cinema e televisão.

Em Goiás, o diretor fará um bate-papo com o público, sobre sua experiência com o cinema e ainda de seus filmes que serão exibidos no festival: Notícias de Uma Guerra Particular, Nelson Freire e Santiago, seu mais recente trabalho, lançado em 2007.

Os filmes da Mostra Paralela são:

  • O homem Que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira
  • Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho
  • Avatar, James Cameron
  • As Melhores Coisas do Mundo, Laís Bodanzky
  • Santiago, João Moreira Salles
  • Notícias de Uma Guerra Particular, João Moreira Salles
  • Nelson Freira, João Moreira Salles

Vale do Araguaia

Como parte das ações do Fica deste ano, a Agepel articula a criação de um Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Araguaia. A presidente da Agepel se reuniu na cidade de Goiás com os prefeitos dos 18 municípios goianos que integram a região. O objetivo era de mobilizar os prefeitos para que as discussões sobre os problemas que afetam o meio ambiente no Vale do Araguaia não se esgotem no Fórum Ambiental realizado durante o Festival.

Além da cidade de Goiás, integram a Associação dos Municípios do Vale do Araguaia: Araguapaz, Aruanã, Britânia, Faina, Mutunópolis, Nova Crixás, Santa Fé de Goiás, São Miguel do Araguaia, Guaraita, Itapirapuã, Jussara, Matrinchã, Montes Claros de Goiás, Morro Agudo de Goiás, Mossâmedes, Mozarlândia e Mundo Novo.

Fica Limpo

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos realiza o Projeto Fica Limpo. O desafio este ano é assegurar a qualidade ambiental e promover a sensibilização dos visitantes e moradores visando a redução do lixo descartável produzido durante o evento. Os trabalhos que compõem o projeto serão desenvolvidos antes e durante o festival por meio de cartazes, palestras nas escolas, programas de rádio e performances com artistas.

O Fica Limpo é um projeto implementado anualmente na cidade de Goiás durante o Fica. A iniciativa visa assegurar a limpeza, a qualidade do meio ambiente e a estética do Centro Histórico e dos atrativos naturais da APA (Área de Preservação Ambiental) da Serra Dourada, em virtude do grande público participante do evento. A ideia é reforçar o compromisso do festival com a sustentabilidade ambiental.

Cursos

A programação do Fstival, apresenta uma série de cursos de cinema e meio ambiente a serem ministrados por renomados profissionais da área. Ao todo, serão sete cursos de cinema e mais sete cursos na temática ambiental com foco na biodiversidade, legislação ambiental e meio ambiente urbano.

Diversidade de espetáculos

Uma série de espetáculos musicais vai animar os seis dias do Fica. São 17 atrações regionais e quatro nacionais. Entre os critérios de seleção estão a não participação do artista na edição do Fica em 2009.

Os artistas regionais selecionados foram;   Danilo Verano Trio,    Show Na Melodia dos Versos de Cora Coralina – Daniel de Melo e Elenízia da Mata (cidade de Goiás), Som de Gafieira.

E ainda:  Luiz Augusto e Amauri Garcia,    Cega Machado,    Umbando,    Monster Bus,    Banda Musgo,    Black Drawning Chalks,. João Caetano,. Nila Branco, Marco Antonini, Em Nome do Samba, Espetáculo Infantil – “O Contador de Historias do Cerrado” Grupo de Arte de Fogo, Cortejo Coró de Pau, Mr Gynm e Banda Pequi.

A cantora Paula Lima, Lulu Santos, a “marrom” Alcione e o violonista Yamandu Costa são as quatro atrações nacionais que animam o XII Fica.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)