Publicado em 17/07/2013 17:14

Alta temporada Rio Araguaia

Turistas lotam praias na alta temporada do Rio Araguaia e ONGs realizam projetos de conscientização e preservação do Meio-Ambiente

Com o início das férias, um dos destinos mais comuns do povo goiano é o Rio Araguaia! Na alta temporada milhares de turistas lotam as praias com seus acampamentos e barracas à beira de um dos rios mais bonitos do Brasil. O maior número de acampamentos no trecho do rio que passa pelo estado de Goiás, são montados no município de Aruanã. Há desde acampamentos montados por pequenas famílias a acampamentos comerciais frequentados por milhares de pessoas durante a temporada de praia.

Cadastros mostram que mais de 50.000 pessoas passam pelos acampamentos entre Aragarças e São Miguel do Araguaia, num trecho de aproximadamente 600 Km, em julho. Para acampar os órgãos de meio ambiente exigem dos acampados o cumprimento das normas de convivência com o Rio Araguaia que são basicamente: não utilizar madeira nativa da região, não caçar, não pescar sem licença dos órgãos ambientais, não soltar fogos, construir o banheiro afastado da margem do rio pelo menos 30 metros e não utilizar latas no interior e levar todo o lixo produzido no acampamento para as cidades.

O rio que faz divisa natural entre os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, possui uma extensão de 2.114 Km e é considerado um dos mais piscosos do mundo (com grandes quantidades de peixe), apesar de vir sofrendo nos últimos anos com a pesca predatória e a construção de hidrelétricas. Algumas ONGs realizam o ano todo projetos de educação ambiental e enfatizam ainda mais o trabalho na alta temporada buscando conscientizar e sensibilizar os turistas que frequentam o rio sobre a importância da preservação dos ecossistemas e da qualidade da água.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)