Publicado em 29/04/2015 15:52

Região metropolitana concentra mais de 30% do PIB regional

Municípios periféricos à região metropolitana de Goiânia concentram mais de 30% do PIB regional, Inhumas está incluída. Estudo revelou que industrialização está mudando o perfil das periferias de Goiânia.

Estudo realizado pelo Conselho Federal de Economia - Cofecon - revelou que o perfil econômico dos municípios da periferia das 15 maiores regiões metropolitanas brasileiras está mudando radicalmente. A razão para essa mudança é a migração de grandes indústrias para as cidades localizadas na região metropolitana destas capitais, proporcionando assim que essas cidades consigam alcançar desenvolvimento econômico compatível com os dos núcleos.

Devido ao grande crescimento econômico, alguns municípios periféricos têm deixado de ser cidades-dormitório e “bolsões de pobreza”. Há casos em que o Produto Interno Bruto (PIB) dessas cidades ultrapassam o da cidade principal. Um exemplo é a região de Campinas, onde o PIB das cidades da periferia chegaram à marca de 61,2% do PIB total da região metropolitana.

No caso de Goiânia, as cidades periféricas somam 34,2% do PIB da região metropolitana. Segundo dados da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento, a região metropolitana de Goiânia é formada por Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

O estudo revelou ainda existir “equilíbrio” na comparação entre o PIB per capita — quando se divide o indicador pela população da região — da periferia e do núcleo da região metropolitana de Goiânia. O vice-presidente da Cofecon e autor da pesquisa, Júlio Miragaya, atenta, porém, para a limitação do PIB por habitante como forma de medir a qualidade de vida da população. Ele usa o exemplo de Salvador, onde o índice das cidades periféricas corresponde a 229,2% o da cidade principal.

“PIB per capita não indica qualidade de vida. Na Bahia, existe uma indústria intensiva em capital em municípios com população pequena em relação a Salvador. A produção é alta, mas isso não indica necessariamente que o dinheiro é revertido para as populações locais.”, explicou Júlio Miragaya.

* Com informações da Agência Brasil

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)