Pólo de confecções atrai investidores de outros Estados
O secretário de Indústria e Comércio afirmou que mais empresas vão se instalar no município.Por Elisabete Teles
Mais empresas se instalarão no pólo de confecções, afirmou o secretário de Indústria e Comércio de Inhumas, Eliel Cardoso. O empreendimento está em construção e 52 empresas sediariam o local. Porém, devido o interesse de investidores das Regiões Sudeste e Sul, outros 40 estabelecimentos comerciais farão parte do projeto, incluindo uma empresa de grande porte, São Paulo, com capacidade para gerar 800 empregos.
Avaliando o impacto que o empreendimento trará ao município, ele destacou que "vai alavancar o comércio, emprego e renda e contratação de serviços terceirizados". Para o suporte deste trabalho, uma fábrica de embalagem e outra de tecelagem também vão se instalar no local.
Segundo o secretário, a Lei de incentivo fiscal às indústrias de confecção permitiu com que aumentasse a demanda. "A Lei 16.510/09 trata da redução da carga tributária do ICMS, de 17% para 7% às vendas internas. Para fora do Estado, o imposto reduz de 10% a 0%", explica.
Satisfeito com a dimensão que o pólo tomou, Cardoso demonstra uma preocupação, relacionada a mão-de-obra qualificada para atender o mercado de confecção. Para isso, estratégias foram montadas para solucionar o problema.
De acordo com ele, a partir do segundo semestre/2010, a escola de Costura Industrial em Máquinas Reta e Overlock, do Governo de Inhumas, vai ser ampliada e contará também com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Inaugurada em 2005, já foram capacitados mais de 1300 alunos, com 80% inseridos no mercado de trabalho.
"Estaremos diversificando as máquinas de costura da escola", informa, acrescentando que esteve visitando o maior distribuidor de máquinas do Brasil, em Santa Catarina, o qual vai fornecer ao município aproximadamente 30 equipamentos com tecnologia de ponta.
Cardoso também comentou sobre a carga horária do curso, 150 horas, sendo o período de duração de 40 dias, com 35 pessoas por etapa. "Temos uma lista de espera de mais de 1500 pessoas aguardando para fazer o curso", comenta, destacando a participação dos empresários do segmento de confecção em contratar o pessoal capacitado.
Um dos cuidados da secretaria de Indústria e Comércio é quanto ao perfil do candidato, com o objetivo de que o curso tenha um bom aproveitamento. Portanto, alguns pontos são considerados relevantes, como a questão social.