Publicado em 25/07/2012 12:01

EUROPARTEXPO 2012

Um grupo de artistas plásticos do Centro-Oeste Brasileiro estará participando da feira internacional de arte EUROPARTEXPO 2012 na cidade de Apeldoorn na Holanda no período de 04 a 12 de Agosto

Os artistas são: Alexandre Liah, Alberto Tolentino, Diomar Lustosa, Evandra Rocha, Fernando Santos e Nonatto Coelho. A feira tem a curadoria de Leone Tonkinson, artista e produtora cultural do Sul da África radicada na Holanda, com larga experiência em eventos internacionais onde tem curado grandes exposições tanto na África quanto na Europa. Esta e a segunda edição da Europartexpo, que tem como objetivo o intercambio entre artistas de varias nacionalidades, a ultima edição aconteceu em 2009 em um imponente edifício de cimento armado em Radio Kootwijk sempre na Holanda. A escolha do grupo denominado de Grupo Arte Brasil, para ir a Holanda partiu de Nonatto Coelho (um mineiro radicado em Inhumas) onde foi indicado artista com uma linguagem madura e de estilos diversificados, todos com larga experiência em exposições internacionais e carreiras consolidadas na historia da arte da região Centro-Oeste do Brasil. A união do grupo, o respeito recíproco entre os membros do Arte Brasil, encorajou a viagem com os recursos pecuniários dos próprios artistas. Esta e a segunda vez que Diomar Lustosa, Fernando Santos e Nonatto coelho vão para esta feira, eles estiveram na primeira edição de 2009 e gostaram do que viram, e interagiram entre colegas de diversos continentes.

A viagem do grupo proporcionara mais do que uma exposição entre tantos outros colegas de vários países, mas também farão uma turnê pelos principais museus e pinacotécas do velho continente, onde já tem encontro marcado na cidade Holandesa de Delft para respirar a atmosfera de Johannes Vermeer, passarão pelo museu Kroller-Muller de Otterlo, vizinho à cidade sede da feira Europartexpo, e visitarão em Amsterdaã a suntuosa vila onde Renbrandt viveu uma vida Faustosa e perdulária com sua mulher e musa inspiradora Sáskia. Depois de verem o Rijkmuseum ainda na terra de Van Gogh, irão a Paris peregrinar pelo Louvre e o Beaubourg sem deixar de respirar o ar boêmio que Toulouse Lautrc respirou em montmartre.

A feira Eropartexpo tem o apoio da Barony of Fulwood and Dirleton, instituição do Barão Camilo Agasim, um brasileiro radicado em Miami USA.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)