Bom sinal para o crescimento
O Brasil tem tido melhoras econômicas significativas nos últimos anos
O Brasil tem tido melhoras econômicas significativas nos últimos anos, que levaram o País à situação inédita de um governo iniciar um segundo mandato sem ter que se debruçar sobre uma crise fiscal e de confiança, e sem ter que discutir planos econômicos para debelar a inflação. Outro bom sinal é a redução da taxa básica de juros neste fim de ano, continuando uma trajetória de viés de baixa na taxa de juros. A medida impacta positivamente na economia e aumenta o grau de confiança. Naturalmente que o mercado aqui na ponta, ou seja, no consumo, tende a sentir os resultados dentro de três meses, mas reflete condições de maiores facilidades de crédito mais barato nas compras de natal, e aumenta a confiança para novos investimentos futuros e reduz a dívida do governo. O comércio agradece. Evidentemente isso não exclui a tarefa do governo de reduzir drasticamente seu custo operacional, avançar na reforma tributária e elevar sua capacidade de investir. Também não exclui o compromisso dos parlamentares de colaborar com o País e abandonar a idéia de aumentar seus próprios salários. Isto é vergonhoso para uma classe que precisa resgatar a confiança de toda a sociedade. É preciso dar exemplo. O povo brasileiro não tem nada a ver com as dívidas contraídas pelos deputados à custa de campanhas milionárias. Temos que avançar com medidas estruturantes no médio e longo prazo.
Welington Rodrigues
Economia, pós-graduando MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC.Diretor da Project Consultoria Especialziada, autor do livro "Por que Inhumas é assim?".
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN