Publicado em 04/02/2009 07:59

Bombeiros da cidade de Inhumas

Bombeiros da cidade de Inhumas investem em saúde pública. O comandante da 9ª Cia de Bombeiros Independentes do Estado de Goiás Capitão Jonas informa que construiu na Cia. uma área de desinfecção

O comandante da 9ª Cia de Bombeiros Independentes do Estado de Goiás Capitão Jonas informa que construiu na Cia. uma área de desinfecção. O local tem por finalidade minimizar a proliferação de eventuais doenças.

Todo resíduo, material contaminante como sangue, urina, fezes que ficam depositados nas viaturas, equipamentos até mesmo nas
vestimentas agora serão limpas nesta área.

“Nossa área de desinfecção não é um simples lava jato, visamos coletar os dejetos de forma que não contamine o meio ambiente. A água utilizada é tratada, e em seguida vai direto para o sistema de esgoto minimizando o perigo de contaminação”, relata o capitão.

A coleta é realizada em todo o equipamento e viaturas após cada procedimento de atendimento. Na área de desinfecção há uma
secadora de roupas para as fardas possibilitando que o Bombeiro de plantão lave sua roupa no quartel e não corra o risco de contaminação em sua família.

A verba utilizada nesta ampliação é proveniente de parte da arrecadação das taxas de vistoria do município que são repassadas para manutenção.

Segundo Capitão Jonas está taxa é um recurso financeiro que o cidadão investe na saúde pública é um valor irrisório se comparado com o valor de cada deslocamento da viatura que tem um custo operacional de R$ 256,00.

Em um atendimento a vítima de parada cardíaca com uso de desfibrilizador uma fase custa $ 200.

A Cia recebeu um desencarcerador equipamento novo, importado no valor de R$ 46 mil, que é uma tesoura e expansor hidráulico. “Anteriormente precisávamos esperar em média de 40 minutos ou mais até que chegasse o equipamento de outra unidade”, diz.

De acordo com o Capitão Jonas a CIA de Bombeiros de Inhumas está na expectativa de receber duas viaturas de resgate novas adquiridas com recursos financeiros repassados pela Secretaria Estadual de Saúde aos Bombeiros. Serão repassadas 90 viaturas
para todo o Estado de Goiás.

Em breve será inaugurado a área de desinfecção, uma garagem para as viaturas novas e uma guarita equipada com sistema online
interligado com a central em Goiânia que permite acompanhar em tempo real e retirar extratos de qualquer procedimento realizado pelos Bombeiros no Estado de Goiás.

“O centro de ocorrências a partir de agora estará nos acompanhando em tempo real, orientando e até mesmo interferindo no sentido de mandar apoio se necessário for sem que seja solicitado”, conclui Capitão Jonas.

 

Fonte: Jornal A VOZ

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)