Publicado em 13/07/2012 11:54

Eneq 2012

Alunas e professoras do Câmpus Inhumas vão participar do Encontro Nacional de Ensino de Química  

Entre os dias 17 e 20 de julho será realizado, em Salvador (BA), o Encontro Nacional de Ensino de Química (Eneq), evento bianual promovido pela Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e organizado por Instituições de Ensino Superior brasileiras. Representando o Câmpus Inhumas do IFG, as professoras do curso de Licenciatura em Química Luciana Pereira Marques e Lorenna Silva Oliveira Costa, além das alunas Bruna Rafaela Simões de Oliveira (foto), Elaine Francielle de Jesus (foto), Pabline Galvão Ribeiro e Thays Monnielle da Silva, vão participar do evento que tem estimulado a pesquisa em ensino de Química em todo o país. Duas ex-alunas do câmpus, Kamilla Cândido de Faria e Viviane Cristina Caldeira da Mata, também farão apresentação de trabalho nesta edição do Encontro.

"O Eneq é um dos maiores eventos na área do ensino de Química. É um momento importante para trocar experiências e fazer contatos. É também uma chance de conhecer ideias novas, que possam ser aplicadas na nossa realidade", afirmou a estudante Bruna. Para o professor Leonardo Lopes da Costa, que orienta dois dos pôsteres que serão apresentados no Eneq, o evento é uma oportunidade que os estudantes têm de conhecer outros trabalhos e ainda de divulgar os trabalhos realizados no câmpus. "As alunas vão buscar conhecimento e, ao mesmo tempo, levar conhecimento."

De acordo com a estudante Elaine Francielle, um dos pôsteres, por exemplo, vai mostrar como a Química vista em sala de aula tem relação com o cotidiano das pessoas. "Tenho certeza de que os minicursos e as palestras vão contribuir para a nossa formação", disse. Paralelamente ao Eneq, os pesquisadores das Universidades Federais e Estaduais da Bahia estarão realizando a 10ª edição do Eduqui – Encontro de Educação Química da Bahia.

Veja abaixo os trabalhos do Câmpus Inhumas que serão apresentados no Eneq 2012:

Pôsteres:

"Aplicação de práticas experimentais no ensino de Química e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem: uma proposta no âmbito do PIbid-IFG." Alunas: Bruna Rafaela Simões de Oliveira, Elaine Francielle de Jesus e Pabline Galvão Ribeiro. Orientação: professor Leonardo Lopes da Costa.

"Atividades desenvolvidas pelo Pibid-IFG Câmpus Inhumas e sua contribuição para a prática docente." Alunas: Bruna Rafaela Simões de Oliveira, Elaine Francielle de Jesus e Pabline Galvão Ribeiro. Orientação: professor Leonardo Lopes da Costa.

"Análise dos Relatos de Sala de Aula da Química Nova na Escola: contribuições para formação de professores." Alunas: Bruna Rafaela Simões de Oliveira e Thays Monnielle da Silva. Orientação: professoras Luciana Pereira Marques e Lorenna Silva Oliveira Costa.

"A interação entre um núcleo de pesquisa e o Pibid-IFG: perspectivas para a formação de professores." Professoras Lorenna Silva Oliveira Costa e Luciana Pereira Marques.

Comunicação Oral

"Análise da abordagem contextual no conteúdo de Ligações Químicas em livros didáticos aceitos pelo PNLD-2012." Apresentação: Kamilla Cândido de Faria, Viviane Cristina Caldeira da Mata, Lorenna Silva Oliveira e Luciana Pereira Marques.

Notícia publicada no site do IFG - Câmpus Inhumas http://www.inhumas.ifg.edu.br/

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)