Publicado em 13/07/2011 06:00

2ª Conferência Municipal de Saúde

A conferência reuniu, de forma ampla, usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS

Foi promovida na última sexta-feira (8), no Centro de Cultura e Convenções Nelo Edígio Balestra, a 2ª Conferência Municipal de Saúde de Inhumas. A conferência reuniu, de forma ampla, usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS, para discutir e refletir sobre as condições de saúde da população e a gestão do SUS, expressando posições e votando questões orientadoras do sistema.

Estavam presentes no evento mais de 180 servidores do município, entre agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos, auxiliares de odontologia, recepcionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, além de demais cidadãos.

Entre as autoridades presentes estavam o Sr. Ronnie Pessoni, representando o Prefeito Abelardo Vaz que estava em viagem oficial, o Secretário de Cultura Sr. Otaviano Nascimento, o Secretário do Meio Ambiente Amauri Pessoni, os vereadores Célio Feliciano e Antônio Braga, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Sebastião Carlos, a Primeira Dama de Itauçu e Secretária de Saúde Dr. Danuza Thiago, Diretora do CAIS de Inhumas Pollyana Mesquita e o Secretário Municipal de Saúde Fernando Gadia.

Dentre os objetivos da Conferência, estão esclarecer a comunidade de Inhumas de como é a estrutura do SUS na cidade e as redes conveniadas fora do município; assim como é o funcionamento e as possibilidades de avanço neste sistema, além de colher sugestões da comunidade visando a melhoria dos serviços públicos de saúde.

Foram promovidas várias palestras durante o evento. O Secretário Municipal de Saúde Fernando Gadia trouxe o tema "A estrutura do SUS de Inhumas", com a participação do Dr. Antônio de Pádua, mostrando como era o SUS em Inhumas nos últimos 30 anos e os resultados alcançados hoje pelo PSF (Programa de Saúde da Familia); "Políticas de Saúde na Seguridade Social: O SUS legal e o SUS real!", ministrada pela Dr. Pollyana Mesquita, diretora do CAIS de Inhumas; O tema "Participação da Comunidade e Controle Social nas decisões e consolidação do SUS", apresentada pelo psicólogo Robson Brasiliano Pedroso; "Gestão do SUS", conferida pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde o Contador Sr. Sebastião Carlos; além da "Acesso e acolhimento com qualidade" relizada pela psicóloga Sra. Josy Ludimilla.

Após as exposições temáticas foram constituídos grupos de debates e a apresentação de sugestões em prol do funcionamenteo do SUS em Inhumas, em Goiás e para todo o Brasil. As propostas e conclusões serão apresentadas posteriomente para o comunidade através dos serviços prestados pelo município. Segundo o Ministério da Saúde, a Conferência Nacional do SUS será realizada no final de ano.

Editado por TudoIn
Com informações de Robson Brasiliano Pedroso 
Consultor Organizacional da Secretaria Municipal de Saúde

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)