Publicado em 19/04/2010 12:24

A 2ª Vara propõe Justiça Democrática em Inhumas

Projeto Justiça Democrática foi lançado na última sexta-feira, 16/04, na 2ª Vara, do Fórum da cidade de Inhumas.

Por Elisabete Teles

Representantes dos Poderes  Judiciário, Executivo e Legislativo e outros setores da sociedade estiveram reunidos no Plenário do Júri, do Fórum de Inhumas, nesta sexta, 16, para o lançamento do Projeto Justiça Democrática, voltado à 2ª Vara. Na ocasião, os convidados puderam fazer questionamentos e exporam suas ideias a respeito do benefício deste projeto à Justiça e comunidade.

O juiz William Fabian explicou que estava ocorrendo desencontro de informações entre Gabinete e advogados e que este projeto vai melhorar o relacionamento entre as partes. "Vamos ter um outro momento de relação institucional", expressa. Para que estreitem esse convívio, foi sugerida por ele a realização de uma Audiência Pública por mês, visando discutir questões relacionadas a Justiça em geral.

Por consenso dos presentes ao evento, que demonstraram interesses de que o projeto seja posto em prática, melhore o diálogo no Poder Judiciário e venha solucionar os problemas vigentes, ficou decidido que haverá sim o encontro. A segunda audiência vai acontecer em maio e ao longo do ano serão realizadas várias outras. Segundo willian Fabian, todos os advogados serão convidados para participar. O vereador Olício Vila Verde (PSDB) diz que vê com bons olhos essa iniciativa, tendo em vista que busca o bem comum.

Os profissionais de advocacia também vão receber um questionário da 2ª Vara, com questionamentos a respeito do trabalho judicial. Dentre as questões, eles poderão avaliar os serviços judiciais no que se refere a rapidez da tramitação de processos, o atendimento dos servidores e sugestões para agilizar o andamento dos processos. Também poderão fazer suas reclamações, comentários e elogios.

Este mesmo projeto foi desenvolvido pelo juiz no ano de 2007, em Formosa, quando exercia o cargo de diretor do Fórum daquele município. E conforme o relato dele, foi uma experiência que deu certo, apresentando um resultado satisfatório. Na época, era aplicado somente o questionário.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

juliana morais melo
14/07/2009 06:15

casa

gostaria de saber quando sai as escrisão para o programa minha casa minha vida pela prefeitura