Publicado em 04/07/2012 07:00

Acontecimentos do męs de junho na Câmara de Vereadores de Inhumas

Resumo do ocorrido durante o último mês de junho de 2012 na Câmara de Vereadores de Inhumas - matéria publicada no jornal local O Goianão.

OLÍCIO / RUFINO

Via requerimento, os vereadores Olício Lopes Vila Verde e Divino Rufino sugerem à administração municipal execução de implantação de rede de iluminação pública subterrânea, usando postes metálicos bifurcados com duas luminárias, no canteiro central em toda a extensão da Avenida Antônio Moreira.

BRAGA

Vereador Antônio Domingos Braga presidente da Câmara Municipal de Inhumas, via expediente, formulou petição ao Executivo solicitando envio de um projeto de lei versando sobre concessão de contribuição financeira ao Sindicato Rural de Inhumas para a realização de exposição agropecuária.

PACHECO

Requerimento de autoria da vereadora Maria Pacheco aprovado na Câmara Municipal de Inhumas solicita ao Executivo que determine implantação de uma Rotatória na junção das Ruas Goiás, Odílio Olinto de Almeida e Praça 19 de Março dando acesso à Rua Antônio Carlos. Ao secretário estadual de educação foi solicitado reforma geral de todas as escolas da rede sediada em Inhumas, com a máxima urgência. Solicitou também substituição de todos os mata-burros de madeira por mata-burros de ferro das estradas vicinais. Decreto de autoria de Rufino, aprovado por unanimidade da Câmara, concede título de cidadania inhumense ao empresário Osmar Martins dos Santos, membro de tradicional família inhumense.

RITA REZENDE

Vereadora Maria Rita Rezende sugere melhorias na área (ilha) em frente a Agetop, na Avenida Bernardo Sayão, revitalizando o local. Inclusive, colocando luminárias, bancos e ajardinamento. Assim, proporcionando a que o espaço possa ser usufruído pela população, como mais uma área de lazer.

RUFINO / BRAGA

A requerimento, os vereadores Divino Rufino e Antônio Braga solicitaram ao Executivo revitalização da Praça Santana, bem como dos demais equipamentos públicos ali existentes.

CIDA

Conforme matéria apresentada em plenário, a vereadora Aparecida S. Barreto Mota solicita ao Executivo formar uma equipe técnica que possa orientar empresários do ramo confeccionista, em seus planejamentos: administração da produção e mesmo quanto à instalação de sua atividade no polo industrial. Justificando, a parlamentar relatou que alguns empresários estão enfrentando dificuldades nestes setores. Acredita que, uma equipe orientadora ajudará transpor estes obstáculos, que no momento vêm causando transtornos, o que leva também a perda de melhores oportunidades de expansão, faturamento e até permanência no espaço industrial.

CÉLIO

Também em plenário o vereador Célio Feliciano solicitou ao Executivo instalação de um portão na lateral da Unidade de Saúde da Família 'João Ribeiro de Castro Sobrinho' (Setor Teodoro Alves de Resende). Segundo ele, com o objetivo de utilizar a área disponível, para servir de estacionamento aos serventuários daquele posto de saúde da rede municipal.

Mais detalhes sobre a Câmara Municipal de Inhumas

Ao Poder Legislativo, em âmbito municipal, compete votar as leis municipais, notadamente a orçamentária. Como todo representante do povo, aos vereadores cabe-lhes o grave dever de agir no interesse comum, no caso, da municipalidade, sem deixar levar por motivos indignos ou por vantagens pessoais.

É um dos três poderes em que se distingue o poder público, junto com o Executivo e o Judiciário. A Câmara de Vereadores está afeto a elaboração e aprovação das leis.

A Câmara Municipal é a instância de poder político mais próximo do cidadão, o que faz crescer a responsabilidade dos vereadores quanto a produção parlamentar. A responsabilidade deles de fato se acenta, na medida que as elaborações e decisões do Poder Legislativo em relação à comunidade se tornam muito mais complexas, desafiadoras, envolvendo gama de problemas que exigem equacionamento e soluções sem equívocos.

A tarefa de fiscalização dos atos do Poder Executivo igualmente reclama especial cuidado e o relacionamento entre estes dois poderes torna a Câmara Municipal o verdadeiro canal das demandas populares.

Notícia publicada no Jornal O Goianão ano 33, n. 480 página 2.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)