Publicado em 07/03/2007 08:17

Ademar Andrade

Respiro fundo e adentro o portão e encontro-o tal qual, sempre de braços abertos e o sorriso franco

Entre uma paisagem  e outra, atravesso o ano, às ruas, e avisto ao longe, a quaresmeira florida, à porta de nosso amigo e jornalista Sáder Calil; respiro fundo e adentro o portão e encontro-o tal qual, sempre de braços abertos e o sorriso franco, lhe entrego junto ao abraço, essas lembranças.

Hoje, aos treze dias do mês de setembro do ano de 2006, estou aqui na União Brasileira de Escritores, seção de Goiás, e entre um olhar estranho e outro amigo, em trabalho de divulgação ao evento de lançamento do Projeto de Literatura Infanto Juvenil O Circo do Livro... Após, atender uma ligação telefônica (de dona Umbelina), que com a voz embargada, dizia: "Ivone, minha filha, o Ademar foi embora, nos deixou..."

Busco o olhar sempre solidário do escritor Bira Galli, e sigo lembrando a minha "aldeiazinha", Inhumas, onde o pensamento se debruça com todo sentimento saudosista e bairrista que me é particular.

"Hei, Ademar! Capricha na foto, como o faz nas fotografias que tira de dona Umbelina..." E foi só risos e fleschs da câmara fotográfica a registrar o grande momento histórico de fundação e posse da diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Inhumas IHGI)), realizado na prédio da Câmara Municipal de Inhumas, ainda em dois mil e seis. O tempo tá voando... É, verdade; e tantos projetos e a correria do dia-a-dia na capital ou em qualquer outro lugar.  Sempre às vésperas de visitar um amigo, de trocar uma idéia com outros que conhecemos aqui e ali, e no entanto, mal conseguimos administrar as horas, no sentido do encontro para a amizade e para o amor. O Ademar era a pessoa mais presente que conheci. Ele se fez presença em todos os lugares e até naqueles, que não se previa... Êpa, calma, Neuza! Explico: é que eu nunca fui uma pessoa de normas e religião e, certa feita, cumprindo uma das vontades familiares, na tentativa de me mostrarem seus sentimentos de amor e preocupação espiritual, para amigos, estive em em um encontro evangelístico. Foi realizado por um grupo da Igreja Católica. Este, no final de três dias de choro e ranger de dentes, no sentido real da palavra, me colocou diante de todos os pecados do mundo além dos meus. Eis que, se não quando, somos convocadas para tirar a fotografia, para posteridade, já não bastasse minha neura, por não gostar de ser fotografada...

Ah, que alívio que é você, Ademar! Ele sorrindo já conhecedor de minha neurose, disse: "É, ainda bem que sou eu, já pensou, quando você for famosa? Vou ganhar uma nota, com as fotos que só eu tenho de você, poeta. E aí? conta-me, deve ter escrito muito por aqui, neste recanto de silêncio e paz". Eu, incrédula, respondi: que nada, criatura, acho mesmo é que a poesia me abandonou, olho pedra e vejo pedra mesmo. E pronto, dado mais um flesch.

Esse texto é para lembrar você, Ademar Andrade lembrança alegre de vida.

Ivone de Oliveira Silva
Alcai

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

letícia da silva fernandes
23/11/2006 19:27

fotos

ficaria melhor esse artigo se estivesse com as fotos dos bombeiros.
claudio souza
21/08/2006 16:34

progresso

fico feliz de saber que existe um prefeito em inhumas que esta fazengo algo pela cidade moro nos estados unidos ha 9 anos nuca pensei que podesse ter bombeiro em inhumas .isso ai prefeito manda aver so falta agora o prefeito comprar um tereno para fazer um pequeno aeroporto .so assim vai aver industria na cidade okpois as mult nacionais vai poder decer com seus avioes na cidade ok. tenho saudades de inhumas
joão paulo
29/06/2006 16:58

corpo de bombeiros em inhumas

É uma vergonha abrir um quartel com 15 militares. Provavelmente 3 deles trabalharão no serviço administrativo, sobram 12, estes serão divididos em 3 alas (24 por 48) ficando assim 4 militares de serviço por dia. Quando uma viatura sair (com apenas 3 militares pois 1 tem que ficar no quartel) falta efetivo para a outra viatura, sem felar que não tem nenhuma viatura com água nesse quartel. O melhor mesmo seria que o senhor cel BM Uilson Alcantara Manzan mudasse a sua política de comando reforçando os quartéis já existentes e acabando com a excravidão de 240 horas mensais.
DAVI ISAIAS
24/06/2006 16:00

CORPO DE BOMBEIROS EM INHUMAS

A implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Inhumas é mais uma boa notícia a ser recebida pela população inhumense. Na condição de vice-prefeito, coadjuvante dessa conquista, desejo ao Capitão Jonas e seus comandados sucesso em nossa Cidade. Que tenha pouco serviço ou quiça nenhum, mas sejam bem vindos.
Thiago Antonio Gonçalves de Oliveira Machado
20/06/2006 09:10

O Melhor investimento dos últimos 10 anos!!

Corpo de Bombeiros, já estava passando da hora de termos um grupamento aqui em Inhhumas, uma cidade como a nossa não poderia ficar mais tempo sem esse suporte, só espero que a prefeitura dê a ele todo o suporte necessário para poderem trabalhar corretamente. Obtive algumas informações sobre o Capitão Jonas, e pelo que vi, não haveria melhor pessoa a ser mandada para esse grupamento, onde citei o nome do Capitão, só ouvi excelentes comentários. E ainda tem alguns combatentes que conheço, e alguns são filhos de Inhumas, e outros aprenderam a amar essa cidade, que pelo curriculo não seriam melhores profissionais a serem transferidos para ca. Obigado ao prefeito, obrigado ao ex-governador Marconi Perillo que foi quem assinou a autorização para a instalação do grupamento em Inhumas, obrigado ao comandante geral do corpo de bombeiros, obrigado ao Cap. Jonas e aos seus subordinados que aceitaram se mudar para Inhumas e poder nos dar toda assistencia que a corporação pode nos oferecer.
Luiz Júnior Fernandes
19/06/2006 20:12

Pecuária

A notícia da pecuária pode ser encontrada no link Notícias, no menu lateral esquerdo do TUDOIN.
rsrsrs
19/06/2006 18:22

rsrsrs

Uai galera, kd o link da pecuária? kd? kd?