Publicado em 18/01/2008 15:56

Agência rural pesquisa pequi sem espinho

As árvores do pequi sem espinhos não se encontram mais na natureza, elas existem apenas em laboratório, devido ao desmatamento do Cerrado.

A Agência rural vem desenvolvendo desde 2002,  uma pesquisa em duas espécies de pequi sem espinho.  Os frutos foram encontrados em Mato Grosso, na cidade de Canarana e  em Goiás, na cidade de Cocalinho,  às margens do Rio Araguaia. O projeto é da pesquisadora Elainy Botelho Carvalho Pereira. De acordo com ela, até o final de 2008, mil mudas vão ser produzidas em Goiás para testes. O consumo pode ser liberado em dois anos.
     As árvores do pequi sem espinhos não se encontram mais na natureza, elas existem apenas em laboratório, devido ao desmatamento do Cerrado. Mas as sementes que foram encontradas nestas duas localidades puderam ser salvas. No final do ano passado, a espécie clonada pela pesquisadora produziu frutos e sem espinhos.  A nova espécie tem mais polpa, é maior e possui a cor alarajanda. A árvore tem uma folha maior que a do pequizeiro comum, mas com o mesmo formato.  Mais informações: 3201-8751.


Agecom

Jornal A VOZ.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)