Publicado em 22/06/2009 05:01

AILA - Academia Itaberina de Letras e Artes

A história de Itaberaí está sendo escrita por homens e mulheres, que fazem acontecer fatos relevantes em benefício deste povo.

Foto: Márcio Couto


Esta magnífica casa, que hoje serve com a sede da AILA, foi construída em 1.905 pelo Cel. João Elias da Silva Caldas.
 
Foi a residência seu estabelecimento comercial até 1955. Após o seu falecimento a sua esposa D. Deolinda da Silva Baylão, continuou residindo até 1963, ano deu falecimento.

Por mais de 50 anos as principais decisões políticas de Itaberaí aconteceram nesta casa. Cel. João Caldas foi nomeado membro da Intendência de Curralinho. Foi Presidente do Conselho Municipal, nos anos de 1906 a 1911e 1911/a 915. Presidente do Conselho em 1922 a 1923 e 1923 a 1927. Além de presidente do conselho foi também Conselheiro de 1915 a 1919. E no prestimoso ano de 1927 foi eleito Intendente.
 
Ficou como intendente até o ano de 1930, quando foi destituído pela revolução. Pedro Ludovico, sentindo que seria derrotado em Itaberaí, o reconduziu ao comando da política local e o Cel. João Caldas indicou seu sobrinho, Benedito Pinheiro de Abreu, para ser nomeado prefeito de Itaberaí. Nas eleições de 1954, que iria levar seu genro, Dr. José Ludovico de Almeida, aliás, ex-prefeito de Itaberaí, deputado estadual e federal e secretário de Governo de Goiás.

Foi fazendeiro abastado e sendo o primeiro itaberino a possuir um automóvel. 
 
Dona Iracema Caldas, primeira dama do Estado; Balduíno Caldas, deputado e prefeito por duas vezes; Dr. Gilberto Caldas, prefeito e

médico humanitário; Dr. Sebastião Caldas, também médico; e Jacinto Caldas, gramático e jornalista foram os filhos de Cel. João Caldas.
 
A nossa Casa da Cultura Cel. João Caldas, que é sede da AILA  - Academia Itaberina de Letras e Artes, tem o Museu Histórico de Itaberaí, com um enorme acervo cultural; temos ainda a Biblioteca Eliezer Pinheiro de Abreu com inúmeros livros de nossa literatura contemporânea e do passado contando a nossa história. De Cuuralinho a Itaberaí há uma enorme trajetória de um povo, que tem construído diuturnamente para o bem de nosso país de nosso estado e para a nossa querida cidade do rio das pedras brilhantes, que em tupi-guarani significa Itaberaí.

Somos uma plêiade de homens e mulheres comprometidos com a cultura de nossa cidade e região. Criando os elos do passado ao presente com fatos históricos culturais e fazendo-nos uma sociedade mais consciente e preparada para os acontecimentos cívicos, patrióticos de nossa terra.
Não podíamos em momento algum deixar de citar a garra do historiador dos tempos modernos Antônio César Pinheiro, como o grande arquiteto desta academia, que é novamente presidente. Arrojado e com ideais brilhantes voltados a história e a cultura, tem feito um exuberante.
 
Sempre com projetos inovadores para a melhoria da academia desde as reformas físicas a projetos culturais de alta envergadura. Fazendo que a cultura prevaleça em primeiro lugar!
 
Tenho de confessar nesta oportunidade, que sou feliz por pertencer aos quadros dos imortais através da cadeira 25, meu patrono Dr. Derval Alves de Castro um dos homens mais cultos de seu tempo, engenheiro, advogado e escritor, em referência a seu livro ANNAES DA COMARCA DO RIO DAS PEDRAS disse: Se nenhum mérito tiver esta obra, valha-nos ao menos o consolo de que não existe outra nesse sentido, nem semelhante em qualquer dos municípios goianos. Servirá, nesse caso, de estímulo a outros mais estudiosos... Itaberaí-dezembro-1932.

A história de Itaberaí está sendo escrita por homens e mulheres, que fazem acontecer fatos relevantes em benefício deste povo. Aqui ou alhures os fatos acontecem, mas em Itaberaí a história é ponderada por pessoas comprometidas com a cultura e Antônio César Pinheiro, que é o presidente da AILA, estimula as pessoas e outros municípios a escreverem a sua história construindo uma academia de letras, que certamente dará a população a noção real dos acontecimentos de seu lugar.

Bruno Calil Fonseca é membro da academia itaberina de letras e artes Imortal pela cadeira nº 25 de Dr. Derval Alves de Castro. Atualmente é vice presidente da AILA.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Prof. Jean Jardim
16/03/2015 13:00

Convite! Estimado (a)s Confrades e Confreiras,
Participe da Feira do Livro no III ECHTEC GOIÂNIA 2015.
Para maiores detalhes, por favor, escrevam para institutotueri@gmail.com
Saudações Literárias,
Prof. Jean Jardim