Publicado em 07/02/2007 11:24

Câmara Municipal de Inhumas - Expressão Política mais próxima das pessoas

É a  instância  de expressão política mais próxima das pessoas. Ela é a porta para os canais que dão acesso mais rapidamente possível às expectativas  do povo até onde possam ser atendidas.

Câmara Municipal  é a  instância  de expressão política mais próxima das pessoas. Ela é a porta para os canais que dão acesso mais rapidamente possível às expectativas  do povo até onde possam ser atendidas.
Paralelamente aos trabalhos parlamentares desenvolvidos, os vereadores têm a missão de transformar o Plenário do Legislativo em um espaço democrático, colocando em discussão temas que afetam diretamente a comunidade. Através de audiências públicas, palestras, debates, sessões especiais e visitas, os mais variados segmentos sociais, políticos e comunitários colocando na Ordem do Dia a busca de soluções para problemas que interessam aos moradores do município.

Para viabilizar a elaboração dos projetos-de-leis, existem na câmara as Comissões Técnicas que emitem pareceres sobre as matérias submetidas a seu exame.

Tanto os projetos elaborados pela câmara, através dos vereadores, como os enviados pelo Executivo, passam por estas Comissões Técnicas para estudos e são, obrigatoriamente, submetidos a três votações e só então, aprovados, são enviados ao prefeito, para serem sancionados e publicados no Diário Oficial, passando a ter condições de lei municipal.

No caso de Inhumas, existem as seguintes Comissões:

SAÚDE  E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Emite parecer nos processos relativos à saúde e assistência social.

SEGURANÇA PÚBLICA
Responsável pela apreciação do aspecto constitucional, legal, jurídico, lógico e gramatical dos projetos, e por ela passam todos os projetos em tramitação na câmara, independentemente do assunto tratado.

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO E FINANÇAS
Trata da viabilidade econômica do projeto e seu enquadramento no Orçamento Municipal

EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER
A ela compete opinar sobre os processos referentes a recreação, esporte, ecologia, conservação do solo, preservação de áreas verdes e do meio ambiente.

ORGANIZAÇÃO, OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS
Que emite parecer sobre os processos de obras e serviços prestados pelo município.

CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
Constituída na atual legislatura, essa comissão não possui poder deliberativo, mas está permanentemente atenta às violações dos direitos dos cidadãos.

Câmara tem novo presidente



O novo presidente da Câmara Municipal de Inhumas, Raul Leão Ramos Neto (foto), afirmou à reportagem que o Poder Legislativo está bem estruturado e os veredores vêm procurando desenvolver um trabalho de  anseio da comunidade.  Adiantou que ainda não tem detalhe, como da contabilidade, pois sua posse coincide com o recesso parlamentar. Mas que nos próximos dias terá em mãos os traçados para que possa elaborar o plano de trabalho administrativo.

TRANSPARÊNCIA

O presidente reconhece a necessidade  para empenho de alargamento do espaço de transparência da coisa pública e mostra que é muito devotado a isso. E garante que assim vai proceder. Faz questão de lembrar, que a presidência está na Câmara a disposição das pessoas que dela necessitarem. "É de vital importância que o cidadão assista reuniões dos vereadores, para conferir os trabalhos em benefício de seu Município", concluiu Raul.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)