Publicado em 18/01/2008 09:35

CAPS I

O CAPS I têm como objetivo oferecer atendimento psicossocial e tratamento especializado a pacientes portadores de transtornos mental, tais como: quadros psicóticos agudos, psicoses reativas e quadros orgânicos.

 

       O CAPS é um centro de atenção psicossocial, este funciona como um serviço ambulatorial que atenderá o municípios de Inhumas, realizando acompanhamento clínico e terapêutico, além da reinserção social dos usuários através do acesso ao trabalho, lazer e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O projeto tem como redimensionamento dar atenção e dar proteção ás pessoas portadoras de transtornos mentais, legitimado pela NOAS, SUS, de 01/2001, está aprovada pela portaria de nº. 336, de 29 de fevereiro de 2002, onde estabelece no artigo I o funcionamento do CAPS I. O projeto se caracteriza por uma modelo de atenção á saúde mental, baseado não apenas na remissão temporária de sintomas, mas na assistência aberta, que seja bastante intensiva e continuada a pacientes que necessitam de tratamento multidisciplinar.
       As famílias, convivendo junto á esses pacientes, ajudam durante o período de tratamento. O CAPS I têm como objetivo oferecer atendimento psicossocial e tratamento especializado a pacientes portadores de transtornos mental, tais como: quadros psicóticos agudos, psicoses reativas e quadros orgânicos.
       Objetivamente tem por sua conta regular a porta de entrada de assistência em saúde mental no município, ter por responsabilidade manter organizada a rede de serviços de saúde mental na cidade de Inhumas. Através das oficinas terapêuticas, bem como em outras atividades e eventos (exposições, cursos, viagens dentre outros). Garantir medicamentos específicos para a saúde mental, aos usuários da CAPS. Os servidores prestados pelo CAPS serão baseados em uma Equipe Multidisciplinar.
       Serão ministradas uma avaliação de acolhimento, realizada logo após o acolhimento pelos profissionais que atendem o paciente. Reuniões técnicas administrativa, ambas semanalmente para a avaliação constante do trabalho desenvolvido. Atendimentos individuais. Atendimentos e visitas domiciliares, de acordo coma necessidade de cada um.
       O funcionamento da CAPS I, deverá ser de segunda a sexta-feira, das 7:30hs ás 17:30hs. Os usuários poderão freqüentar por meio período ou por período integral, diariamente ou em dias alternados, de acordo com o projeto terapêutico estabelecido na reunião da equipe multidisciplinar. Os usuários estarão sendo observados, em seu regime intensivo, semi-intensivo e não-intensivo em acordo com os diagnósticos. Integrados a esse programa, os usuários terão uma refeição por turno e almoço, sendo estes de ambos os turnos ou período integral.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)