Publicado em 27/04/2007 11:11

Contando as pessoas

Levantamento completo da produção agropecuária nacional e uma nova contagem da população...

Levantamento completo da produção agropecuária nacional e uma nova contagem da população brasileira. O trabalho iniciou dia 16 deste mês pelo IBGE. Pela primeira vez, o 10° Censo Agropecuário - o último foi realizado em 1996 - aborda  questões atuais como a relação da produção e o endividamento dos produtores rurais. A coleta de dados para os Censos 2007, envolve cerca e 2,7 mil pessoas em Goiás e 90 mil em todo o País, e está sendo feita com computadores de mão.

O Censo Agropecuário vai recensear 132.674 propriedades rurais do Estado, contra 111.791  em 1996, independente da forma de ocupação  (proprietário, arrendatário, parceiro, ocupante, etc).

Para a contagem  populacional, serão visitados 949.017 domicílios em 242 municípios goianos. Verifica, além da quantidade da população, idade e sexo, se a pessoa morava no município no último censo realizado, ou seja, se houve migração nos últimos anos. Nos municípios acima de 170 mil habitantes (Goiânia,  Aparecida de Goiânia, Anápolis e Luiziânia), a contagem é por estimativas.

MUNICÍPIOS  MENORES

De acordo com o IBGE, a contagem da população dos municípios com mais de 170 mil habitantes vem sendo feita por meio de estimativas. Já as estatísticas nos municípios menores têm de ser mais precisa, porque um eventual erro pode influenciar negativamente nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Durante a contagem são pesquisadas as características da população envolvendo sexo, idade e migração.

INHUMAS

A agência do IBGE em Inhumas, chefiada pelo doutor Adison Lelis Nunes, é responsável também por trabalhos censitários e estatísticos de mais 21 municípios: Adelândia, Americano do Brasil, Anicuns, Araçu, Avelinópolis, Brazabrantes, Campestre de Goiás, Caturaí, Damolândia, Goianira, Heitoraí, Itaberaí, Itaguaru, Itaguari, Itauçu, Nazário, Nova Veneza, Santa Rosa, Santo Antônio de Goiás, Taquaral e Trindade. Nesta região estão envolvidos 154 recenseadores trabalhando nos 239 setores censitários existentes sob a responsabilidade da regional de Inhumas.

Segundo Adilson, o Censo Agropecuário visa atualizar os dados econômicos e financeiros no que concerne a produção  agropecuária. Daí, precisar da cooperação dos informantes, ou seja, disponabilzar tempo para bem atender o recenseador que irá bater de porta em porta.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)