Publicado em 20/03/2009 12:39

Crise nos municípios diante da crise mundial

Abelardo inicia gestão com crise nos municípios diante da crise mundial e devido à diminuição de recursos provindos da União

O novo presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Abelardo Vaz, mal iniciou sua gestão e já enfrenta problemas dos municípios diante da crise mundial e devido à diminuição de recursos que a União tem repassado às prefeituras. Durante solenidade de posse ontem, Abelardo externou preocupação na queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que, de acordo com previsão feita pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a redução já para o mês de março será de 18% em relação ao mês de fevereiro. Somados aos três primeiros meses do ano, a queda chegará na casa dos 25%.


“Hoje o governo federal mesmo sentindo efeitos da crise possui superávit. Mas as prefeituras não. Efeitos da crise estão sendo nocivos aos municípios, tanto que já inviabilizou a gestão de muitas prefeituras. Queda do FPM impossibilita administração dos municípios. 75% das cidades brasileiras vivem com o repasse.”


O presidente afirma que a queda se deve, sobretudo, à crise mundial e também à redução da arrecadação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do imposto de renda. Na semana passada, a AGM se reuniu em Brasília com a Federação Nacional dos Municípios (FNP) para solicitar, a primeiro momento, que o governo federal deixe de cobrar a dívida com o INSS. “Nós entendemos que o INSS deve aos municípios brasileiros. Queremos fazer um encontro de contas para pagarmos aquilo que realmente devemos”, explicou.


Abelardo também enviou um pedido ao presidente Lula para que não haja isenção do IPI por parte dos municípios. “O governo federal está fazendo cortesia com chapéu alheio e isso não pode acontecer neste momento. Lula tem que demonstrar que é municipalista.”


Se depender do governador Alcides Rodrigues, a AGM terá respaldo por parte do governo estadual. “Quero deixar claro que o Executivo vai ser parceiro da AGM. Tenho procurado ser governador de todos os municípios independente de cor partidária.”

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)