Publicado em 24/09/2008 17:12

Debate entre candidatos á prefeitura de Inhumas

Na última sexta feira, dia 19 de Setembro, foi realizado através dos alunos do Colégio Estadual Manoel Vila Verde no restaurante Vila Real, um debate eleitoral com os candidatos a Prefeitura da cidade de INHUMAS. Os presentes candidatos Abelardo Vaz (PP), Dioji Ikeda (PMDB) e Júlio Calil (DEM) se enfrentaram diante de perguntas e respostas elaboradas pelos alunos do Colégio Estadual, que levantaram questões sobre educação, moradia, saúde...

Na última sexta feira, dia 19 de Setembro, foi realizado através dos alunos do Colégio Estadual Manoel Vila Verde no restaurante Vila Real, um debate eleitoral com os candidatos a Prefeitura da cidade de INHUMAS. Os presentes candidatos Abelardo Vaz (PP), Dioji Ikeda (PMDB) e Júlio Calil (DEM) se enfrentaram diante de perguntas e respostas elaboradas pelos alunos do Colégio Estadual, que levantaram questões sobre educação, moradia, saúde, transporte, e emprego. Os alunos apresentaram aos candidatos fatores do que melhorou e do que piorou na opinião da população inhumense no poder público nos últimos anos. Com base nestas, os candidatos ficaram livres para levantar questões e fazer perguntas um para o outro.

O candidato pepista (Abelardo Vaz, PP) levantou questões sobre as melhorias feitas na cidade nos últimos anos, abordou áreas da educação, saúde, moradia, e reformas feitas no trânsito do município. O candidato do PMDB, Dioji Ikeda relatou fatos, e citou exemplos do que o último mandato poderia ter feito por Inhumas, rebatendo o candidato a reeleição Abelardo Vaz relatou ao candidato Dioji Ikeda fatos verídicos de que todo o trabalho foi feito. "Na área da educação trouxemos para Inhumas o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás), para a melhoria escolar de nossos jovens que hoje podem fazer um curso técnico/superior", diz o candidato Abelardo Vaz. Os candidatos Dioji Ikeda e Júlio César Calil, "alfinetaram" o candidato a reeleição pelo partido do PP, Abelardo Vaz, com perguntas sobre as propostas que o mesmo havia feito no plano de governo no ano de 2004.

Dioji Ikeda afirmou que Abelardo não cumpriu o que prometeu em seu plano de governo a 4 (quatro) anos atrás. O candidato do PMDB afirma que o candidato do PP prometeu asfaltar toda a cidade, disse ainda que em 2004 Abelardo afirmou em campanhas que, uma vez eleito, antes de terminar seu mandato, todo o município inhumense estaria asfaltado. Dioji Ikeda acrescentou que se for eleito no dia 05 de outubro, então em Junho de 2009, após o período de chuva, darão início às obras para asfaltar as áreas necessitadas. O candidato pepista rebateu dizendo que ser for eleito, dará início em Abril, pois no mês que antecede Maio, o período de chuva já passou. Entre perguntas, respostas, comentários, e propostas, o debate com os candidatos a prefeitura de Inhumas, fora interrompido várias vezes pelo público presente, para coordenar e organizar o debate, os alunos do Colégio Estadual M. Vila Verde estavam atentos a tudo e a todos os passos dos candidatos.  

Em questões levantadas na área da saúde, Abelardo Vaz mostrou resultados de seu trabalho, colocou o público e seus rivais por dentro de tudo que foi construído e ampliado em seu mandato. Dioji Ikeda apresentou suas propostas para a saúde pública inhumense. Em uma delas o candidato do PMDB afirma que em seu mandato irá acabar com o atendimento seletivo, Dioji complementa dizendo que o Programa da Saúde para a Família (PSF) será para todos que necessitarem da saúde pública do município, "o cidadão não irá precisar esperar o dia correto da semana para ir ao médico", conclui o candidato.

O democrata Julio César Calil se manifestou poucas vezes, solicitado no momento de sua palavra logo na abertura do debate, Calil comentou "O candidato à reeleição Abelardo Vaz trouxe todo seu secretariado, enquanto eu estou apenas com Deus", Júlio César referia-se a alguns presentes no restaurante. Outro fator destaque no debate foram perguntas feitas sobre moradia. O candidato Dioji Ikeda disse que, no governo do PMDB, foram construídas mais casas do que no atual governo. Abelardo discorda, enquanto o democrata concorda com o rival, e ainda completa "Em relação ao que o candidato Dioji relatou sobre a construção de casas no governo do PMDB foi superior ao mandato do pepista Abelardo Vaz, eu concordo, nos anos em que o PMDB esteve à frente de Inhumas, o número de moradias construídas no município foi maior do que o atual mandato", fala o candidato à prefeitura de Inhumas, Júlio César Calil.



DEBATE 2008
Candidatos a Prefeitura de Inhumas.
Realização: Restaurante Vila Real (Inhumas).
                     Colégio Estadual Manoel VilaVerde (alunos).
                     TRE.
Fonte: Eleitores Presentes



Em pesquisa divulgada pelo jornal da capital Diário da Manhã no último dia 15 de Setembro, o candidato Abelardo Vaz (PP) tem a liderança folgada, o Pepista tem 72,8 das intenções de voto em Inhumas, Dioji Ikeda em segundo (10,2), seguido de Calil (0,6). O fato é que, apenas 471 moradores do município foram entrevistados para a realização e conclusão da pesquisa, sendo hoje cerca de 50 mil habitantes residindo em Inhumas. Você que acompanhou o debate, que leu a pesquisa, como eleitor, você concorda ou discorda com a realidade dos fatos sobre as eleições para prefeitura de Inhumas?

Deixe seu comentário aqui no TUDOIN, expresse sua opinião sobre a realidade política do município inhumense. É importante pra você cidadão, que no dia 05 de outubro irá realizar seu papel de eleitor, para a escolha de um prefeito e nove vereadores que irão representá-lo no poder público municipal.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)