Publicado em 16/12/2008 09:34

Desigualdades sociais

Goiás tem o quinto maior IDF do Brasil, mas algumas cidades têm altos índices de pobreza

O presidente da Comissão de Organização dos Municípios da Assembléia, Luis Cesar Bueno comentou as medidas para impulsionar o Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF) nos municípios goianos com baixa qualidade de vida. Apesar de Goiás ter o quinto maior IDF do País, algumas cidades têm altos índices de pobreza e má distribuição de renda.


Dados do Ministério do Desenvolvimento Social apontam que nas regiões Norte e Nordeste do Estado se localizam a maior parte dos municípios mais pobres de Goiás. Luis Cesar aponta a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional para alavancar a economia dessas cidades.


Segundo o deputado, o Fundo deveria ser composto por 1% da participação do Estado na arrecadação do ICMS, e teria apoio de verbas do Governo Federal, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social. Com isso, ele acredita que sejam destinados anualmente para investir nos municípios com desequilíbrio econômico recursos entre R$ 500 milhões a R$ 800 milhões.

 
Ao registrar crescimento e melhoria na qualidade de vida da população, o município deixaria de ser beneficiado com o Fundo e entraria outro com necessidade de apoio, avalia Luis Cesar. No seu entendimento, os prefeitos também deverão fomentar políticas públicas que melhorem a qualidade da educação e saúde nos municípios.


Luis César anunciou ainda que a Comissão de Organização dos Municípios da Assembléia vai promover audiência pública, já no início do ano, com os prefeitos e a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para o Centro-Oeste - ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. O objetivo é discutir meios de redução da desigualdade econômica e os instrumentos para desenvolver os municípios mais pobres.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)