Publicado em 19/06/2008 17:11

Educando também fora da escola

Contribuir para o protagonismo infantil. Esse é o principal objetivo do programa LBV — Criança: Futuro no Presente!, voltado a meninos e meninas na faixa etária dos 6 aos 11 anos...

Contribuir para o protagonismo infantil. Esse é o principal objetivo do programa LBV — Criança: Futuro no Presente!, voltado a meninos e meninas na faixa etária dos 6 aos 11 anos e 11 meses que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social e/ou pessoal e estudam em estabelecimentos da rede pública de ensino. Desenvolvida nas escolas e nos Centros Comunitários e Educacionais da Legião da Boa Vontade em todo o Brasil, a iniciativa aproveita o contraturno escolar com a realização de ações socioeducacionais, que colaboram para incentivar a permanência da criança na escola e para que ela atinja resultados satisfatórios nesse ambiente. O programa ainda visa a auxiliar o desenvolvimento socioafetivo, cognitivo, lingüístico, psicomotor e espiritual da criança, ou seja, sua formação integral, porquanto é um ser espírito-biopsicossocial. Essa visão transcendente do indivíduo é a base da Pedagogia do Cidadão Ecumênico*, também chamada de Pedagogia do Afeto.


Respeito à infância

O brincar tem grande importância nessa fase da vida, pois favorece o autodomínio e o autoconhecimento
motor e corporal, além de ser um eficiente meio de socialização e de desenvolvimento tanto do aspecto psicológico quanto da criatividade. Por isso, no programa da LBV, as brincadeiras e atividades lúdicas são promovidas de forma saudável e prazerosa, no Espaço de Brincar e na Recreação.

A capacidade criadora, bem como a de manifestar ou transmitir sensações e sentimentos, também recebe estímulo nas Oficinas dos Arteiros e Cultural. Com elas, busca-se despertar, por meio da produção e da reprodução críticas, a paixão pelo criar; proporcionar experiências e vivências empregando-se recursos a exemplo do teatro, da leitura, da poesia, da dança, da música e da expressão corporal; e apresentar diferentes culturas para que a garotada possa exprimir-se mediante o uso das diversas linguagens artísticas. Um educador observa, passo a passo, a evolução dos meninos e meninas.

Outra ação do programa, a Oficina do Saber constitui um momento para a criança fazer as lições de casa, nas quais também conta com o acompanhamento de um recreacionista. Há, ainda, a Alfabetização Digital, em que se produzem textos, se criam desenhos, se brinca com jogos educativos, entre diversas atividades,
utilizando-se o computador como ferramenta de inclusão social. Igualmente relevante no processo educacional, a música sempre foi uma das preocupações e prioridades da LBV no atendimento às crianças. É comum encontrar, na Instituição, jovens e mesmo adultos que tenham integrado o Coral Ecumênico Infantil. Hoje em dia, são ofertadas, em várias cidades, aulas de flauta, violino, violão e violoncelo.

Para que a formação ocorra de modo completo, é realizada a Oficina de Cultura Ecumênica, que possibilita aos meninos e meninas refletir sobre valores éticos, morais e espirituais. Dinâmicas bastante interativas não só com as próprias crianças, mas com os familiares delas e a comunidade, fomentam a amizade, o respeito mútuo, o companheirismo, a solidariedade, a harmonia e o espírito de cooperação em grupo, além de conscientizar todos os envolvidos de seus direitos e deveres e de valorizar o diálogo como forma de resolver conflitos em prol da coletividade.

Incluindo a família
Com a finalidade de conhecer o dia-a-dia da família das crianças atendidas no programa e da comunidade na qual estão inseridas, a LBV faz visitas domiciliares e reuniões com pais e/ou responsáveis; forma pequenos grupos de discussão sobre assuntos pertinentes ao desenvolvimento infantil; e atua na prevenção ao uso de drogas e tabagismo, por meio de debates, palestras, exibição de vídeos e outras ações.



Visite. Apaixone-se. Ajude a LBV!
Banco Itaú: ag. 0237, c/c 73.700-2
Banco Bradesco: ag. 0292-5, c/c 99.090-6
Banco do Brasil: ag. 3339-1, c/c 5.010-5
Tel.: (62) 3511-2094

Em Inhumas, a Legião da Boa Vontade, está localizada na Rua das Bandeiras, 246, Bairro Anhanguera.

www.lbv.org.br

______________________________
* Pedagogia do Cidadão Ecumênico, Pedagogia do Afeto — É uma vanguardeira linha educacional, preconizada por Paiva Netto, cuja metodologia é aplicada com sucesso nos programas desenvolvidos pela LBV em todo o País, por meio de escolas; lares para crianças, jovens e terceira idade; e Centros Comunitários e Educacionais. Fundamenta-se nos valores nascidos do Amor Universal, dispondo o indivíduo para viver a Cidadania Ecumênica, firmada no exercício pleno da Solidariedade Planetária, acima de crenças, descrenças, tradições, etnias ou qualquer fator de desagregação do Ser Humano. Tem como bandeira o Novo Mandamento de Jesus, o Cristo Ecumênico: “Amai-vos como Eu vos amei” (Evangelho, segundo João,13:34).

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

12/09/2016 20:07

Dúvidas sobre hanseníase.
Tenho hanseníase, estou fazendo o tratamento fazem 4 meses.Depois q comecei a fazer o tratamento meu rosto ficou muito escuro.uso protetor solar.tem alguma coisa que eu possa fazer pra diminuir esse sintoma?
hozana
13/08/2016 20:39

minha mae

Minha mae teve essa doença e fez tratamento, e agora depois de anos esta com suspeitas denovo. É possivel voltar? E eu corro risco de ser contagiada?


hozana
13/08/2016 20:36

minha mae

Minha mae teve essa doença e fez tratamento, e agora depois de anos esta com suspeitas denovo. É possivel voltar? E eu corro risco de ser contagiada?