Publicado em 27/10/2009 05:31

Escolas urbanas terão banda larga gratuita por 15 anos

No estado de Goiás, 1510 escolas serão beneficiadas, sendo 752 estaduais e 757 municipais, além de uma conveniada.

A secretária de Estado da Educação, Milca Severino, participa amanhã (27), às 14h, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, de solenidade de assinatura do convênio entre o Governo de Goiás e a operadora de telefonia Oi, para doação de modems e adesão do estado ao Programa Banda Larga nas escolas. O convênio assegurará o acesso gratuito à rede mundial de computadores (Internet), até 2025, a todas as escolas públicas estaduais em áreas urbanas do estado de Goiás.
 
O convênio será assinado pelo governador Alcides Rodrigues, pela secretária Milca Severino e pelo presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco. O programa Banda Larga nas Escolas, do Governo Federal, contempla estados e municípios automaticamente, sem a necessidade adesão. As instalações parComua a conexão das escolas deverão ser concluídas até o fim de 2010. No estado de Goiás, 1510 escolas serão beneficiadas, sendo 752 estaduais e 757 municipais, além de uma conveniada.
 
De acordo com o termo aditivo firmado entre o Governo Federal e as operadoras nos vários estados, inicialmente deverá ser utilizado o serviço de ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), pela ampla cobertura que oferece. Onde não for possível o uso dessa tecnologia, as operadoras utilizarão outras sem, no entanto, fugir das referência do termo aditivo. Pelo mesmo acordo, serão disponibilizadas as conexões com serviço de IP (Internet Protocol) fixo, que permite às escolas criarem e manterem sites e domínios, disponibilizando informações e serviços na rede, como servidor de e-mails e downloads de arquivos.
 
A instalação da conexão deverá ser disponibilizada no laboratório de informática da escola e é destinada prioritariamente a atividades pedagógicas. Para essa instalação, os técnicos farão duas visitas às escolas: uma para verificar a qualidade do sinal de conexão, local e infra-estrutura e para instalar a nova conexão para a banda larga; na segunda visita, 15 dias depois, os técnicos da operadora farão a entrega da configuração do modem, testarão a velocidade e qualidade do serviço e entregarão a documentação à escola. Se a escola já possuir uma conexão, esta deverá ser destinada a fins administrativos.
 
Em caso de dúvida, os gestores das escolas podem ligar para 0800 616161, o Fala Brasil. Todos os serviços serão gratuitos. Caso ocorra irregularidade, as secretarias Estadual ou Municipal deverão ser comunicadas imediatamente pela escola, para que a coordenação do Programa no MEC tome as providências: bandalarga@mec.gov.br.
 
A assinatura do convênio será na Sala de Reuniões, 10º andar do Palácio Pedro Ludovico, na Praça Cívica.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)