Publicado em 05/11/2008 11:09

Estado prepara professores

Educação Estadual prepara professores para lidarem com a saúde. O encontro, que ocorreu hoje, contou com a presença de professores da rede estadual de Inhumas.

Professores das subsecretarias regionais de Educação de Inhumas, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade, Itumbiara, Luziânia e Silvânia se reuniram hoje, 4, em Goiânia para conhecerem o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, que será implementado na rede estadual no ano que vem. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Educação/Secretaria de Estado da Educação e Ministério da Saúde/Secretaria de Saúde e tem por objetivo a promoção da cidadania, a redução da vulnerabilidade da comunidade escolar em relação à gravidez precoce, o uso de drogas e as doenças sexualmente transmissíveis.


120 professores participaram desse primeiro seminário de sensibilização. Outros encontros serão realizados até o fim do ano para que todas as regionais sejam preparadas para implementar o programa, a partir de março. Para essas capacitações, a secretaria conta com a parceria do Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação. A Secretaria Estadual da Educação reúne esforços para que o projeto seja efetivamente executado por toda a rede estadual. Nesse sentido, as escolas vão poder participar do programa por meio de projetos no Espaço de Cidadania (via Praec); nas escolas de tempo integral, nas atividades de qualidade de vida e saúde; ou trabalhando temas em disciplinas optativas no Ensino Médio.
De acordo com organizadores do encontro, as escolas podem optar pelo caminho a seguir para garantir aos seus alunos a participação no programa Saúde e Prevenção. A escola vai elaborar seus projetos de 7 ou 14 horas/aula numa das áreas de interesse, enfocando temas como drogas, ética e cidadania, adolescência, sexualidade, uso de preservativos, relações interpessoais, alimentação saudável, cultura e lazer, entre outros.


A Secretaria de Saúde capacitará os professores envolvidos nos projetos, enquanto os ministérios garantirão o material impresso. A Secretaria de Educação executará o programa, pagando os professores e oferecendo todo o apoio pedagógico necessário. Para participar do programa, as escolas têm que manifestar sua adesão.


Estiveram presentes na abertura do seminário, na manhã de hoje, a secretária de Estado da Educação, Milca Severino, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância, Juventude e Educação, Everaldo Sebastião de Sousa. O coordenador do Núcleo de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Jaime Ricardo Ferreira, responsável pelos projetos do Praec, esteve presente e destacou que o programa Saúde e Prevenção inaugura uma nova linha de Praec, ao lado das já existentes na Secretaria (Arte, Desporto, Meio Ambiente e Espaço de Cidadania).

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)