Publicado em 20/04/2010 11:12

Exibição do 5º Circuito de Cinema Popular em Inhumas

O Menino da Porteira foi executado em tela grande e ar livre na praça Belarmino Essado na noite de ontem

Por Elisabete Teles

O 5º Circuito Cinema Popular coordenado pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icuman), com o patrocínio da loja Novo Mundo e apoio da Lei Goyazes e prefeituras, abriu a temporada 2010, em Inhumas. O filme Menino da Porteira, com direção de Jeremias Moreira e participação do cantor Daniel, atraiu dezenas de pessoas à Praça Berlamino Essado, na segunda-feira, 19. O secretário de Cultura, Turismo e Comunicação, Otaviano Nascimento, discursou na abertura e parabenizou a Novo Mundo por apoiar esta iniciativa.

As pessoas assistiram a produção em tela grande e ar livre, acompanhando a história sertaneja que se passa nos anos 50, no interior do sudeste do Brasil. O enredo mostra um fazendeiro autoritário e dominador, Major Batista, o qual impõe aos pequenos sitiantes da região a venderem terra e gado pelo preço que impor. Para defendê-los, entra em ação o boiadeiro Diogo, que também se apaixona pela enteada do Major, Juliana, gerando ainda mais ira nele.
 
Com uma narrativa leve, o filme despertou a atenção do público. O jovem Júlio Cesar Pereira Duarte diz que aprovou o evento por ofecerer uma oportunidade de lazer aos jovens. "Vim, porque estava curioso em assistir ao filme", comenta.                                     

A coordenadora geral do projeto,Maria Abdalla,explica que a proposta é democratizar o cinema, levando para o interior os projetos culturais. Segundo ela, são escolhidos filmes que têm um apelo popular e que possam ser assistido por todas as idades.  

O  Cinema Popular é realizado em cidades interioranas do Estado de Goiás. E este ano, 20 municípios receberão o Menino da Porteira, como Ceres, Uruaçu, Catalão e Morrinhos.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)