Publicado em 14/07/2008 15:58

Festa de Santana 2008

Vem aí a tradicional Festa de Santana, programada para 17 a 26 de julho.  A igreja toda reformada e ampliada. Cerimônias religiosas serão celebradas pelo pároco José Vicente e auxiliado pelo arcebispo emérito Dom Antônio. Nossa Senhora Santana, sob o aspecto histórico diz respeito à população em seu todo, na medida em que se insere no contexto da construção da cidade.

 

Festa de Santana


    Vem aí a tradicional Festa de Santana, programada para 17 a 26 de julho.  A igreja toda reformada e ampliada. Cerimônias religiosas serão celebradas pelo pároco José Vicente e auxiliado pelo arcebispo emérito Dom Antônio. Verdadeiramente significativa para a comunidade católica de Inhumas, a festa em honra à padroeira da cidade. Nossa Senhora Santana, sob o aspecto histórico diz respeito à população em seu todo, na medida em que se insere no contexto da construção da cidade.

    No início do desenvolvimento da construção, os pioneiros, dos quais se exigiu tanto sacrifício, quiseram levantar sua fé e buscar proteção sob o manto da Senhora Santana. Desde sua nascença o então distrito Goiabeiras foi recebendo novos moradores originários de vários Estados, assim como contingente de estrangeiros que passaram a conviver com harmonia e fraternidade. Isso resultou numa forte inclinação também para a hospitalidade.

Devoção



A memória litúrgica de Sant´Ana é celebrada junto com São Joaquim, seu esposo, no dia 26 de julho. Eles residiram em Jerusalém e eram muito piedosos. Ana tornou-se a mãe de Nossa Senhora quando já estava bem idosa e era considerada estéril. Ela é sempre caracterizada como uma dedicada mãe educando a filha. A devoção a Sant´Ana é muito grande em Goiás. Além de ser padroeira da cidade de Inhumas e de outras cidades no interior, ela também é a padroeira do Estado. A Matriz está localizada na praça Sant´Ana, nº 110, no Centro, em Inhumas.

Quando a Igreja celebra Nossa Senhora, os santos e os mártires, ela proclama a multiplicação da graça de Cristo e do seu mistério na história do cristianismo. Ela não dirige o louvor aos santos e santas, mas a Deus,  junto com eles. A Igreja lembra todos os santos como forma de reconhecimento de suas virtudes. Fazer veneração é um gesto de reconhecimento de que esse santo ou santa respondeu de forma afirmativa ao chamado de Jesus para o seu seguimento, colocando totalmente a sua vida em Deus, que se realiza no serviço aos irmãos, lembrando que o ideal de todo cristão é o da santidade.

As comunidades e paróquias sempre têm os seus santos padroeiros, para os quais dedicam festas, novenas e hinos. Em muitas delas, essas festas reúnem devotos do lugar e de fora para celebrar a festa litúrgica do santo de devoção. Esse é um momento de evangelização e de fraternidade. É um momento forte para a comunidade, primeiramente no aspecto da evangelização. Há pessoas que se preparam durante todo ano para vir participar da festa. Mas existe também a parte social. A festa é tempo de encontro das pessoas e de alegria. Uma forma de evangelização presente nas celebrações dos padroeiros é a novena, ou seja, nove encontros realizados em preparação para a celebração festiva. Celebrar a novena é algo muito forte, tanto que dificilmente uma pessoa que começa a participar da novena não chega até o fim.

A participação dos devotos nas celebrações e bênçãos sempre é cheia de muita fé. Primeiramente, a abertura para a Palavra de Deus. Uma escuta que nos chama a um compromisso de vida. A segunda disposição é a abertura de cada pessoa ao próximo, a oportunidade de se colocar a serviço, ajudando no serviço da caridade.

Festejar o padroeiro é uma maneira de proclamar a graça de Cristo.


Participe!!!


Mais informações sobre os festejos podem ser obtidas pelo telefone (62) 3511-1561.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)