Publicado em 20/05/2008 09:29

FICA

A programação do 10º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) foi anunciada ontem à noite pelo governador Alcides Rodrigues e pela presidente da Agepel, Linda Monteiro.

A programação do 10º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) foi anunciada ontem à noite pelo governador Alcides Rodrigues e pela presidente da Agepel, Linda Monteiro. Os shows do evento, de 10 a 15 de junho, serão realizados fora do centro histórico da Cidade de Goiás.


FICA cada vez mais cinematográfico
Rute Guedes


Shows e outras atividades artísticas ficam em segundo plano, pois Agepel quer prioridade para exibição de filmes.
Um festival com ênfase no cinema, sobretudo o documentário, e a oferta de cursos - as principais mudanças para o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (FICA 2008) giram em torno de uma programação em que shows e outras atividades artísticas ficam em segundo plano. Linda Monteiro, presidente da Agência Goiana de Cultura (Agepel), divulgou ontem pela manhã, à imprensa, uma planilha geral do festival que será realizado de 10 a 15 de junho na cidade de Goiás.


“O FICA 2007 foi um Fica de transição. Agora, em 2008, pudemos estabelecer um formato que prioriza o audiovisual e em especial o documentário, gênero que tem sido maioria em todas as edições. Nesse sentido, será realizado diariamente, a cada bloco de filmes da mostra competitiva, debate com os realizadores, antiga reclamação do público”, anuncia Linda Monteiro. “No ano passado, depois do festival, pedimos a todos que participaram do evento para dar sua opinião acerca dos pontos positivos e os que podiam ser melhorados. Essas sugestões contribuíram para o formato do festival deste ano.”


O incentivo ao cinema goiano é outro ponto de destaque na programação, principalmente no cuidado com a formação de realizadores e de público. Além da exibição de filmes, estão sendo oferecidos 14 cursos e 4 oficinas. A maioria dos cursos e palestras é aberta à comunidade, apesar da preferência para estudantes ou profissionais da área de audiovisual nas oficinas. Nesta edição, a presidente da Agepel assumiu a função de coordenadora-geral do festival. Outra mudança no evento é a concentração maior das atividades de cinema no Centro Histórico da cidade de Goiás, com a inclusão do Lyceu de Goiás como espaço para a realização de cursos, além de uma maior utilização da Casa de Cora e a inclusão do antigo Matadouro, às margens do Rio Vermelho. O colégio Alcides Jubé continuará sediando o Cinemão, estrutura de exibição de filmes montada especialmente para o Fica como cinema alternativo ao Cine Teatro São Joaquim.


Os shows musicais serão realizados na Praça do Chafariz. Ao contrário dos anos anteriores, a Praça do Coreto não será palco de nenhum show. As apresentações musicais dos artistas goianos ainda estão em fase de inscrição. O show de artista de renome nacional, tradicionalmente realizado no domingo à noite, foi antecipado para a noite de sábado. O nome do artista ainda não foi definido.
“Embora o show de renome nacional e a premiação sejam realizadas no sábado, o festival continua até domingo, quando teremos reprise dos vencedores e a continuação da mostra de cinema brasileiro”, explica Lisandro Nogueira, consultor do festival. Ele ressalta o elenco de diretores, professores e técnicos de cinema que vão participar das diversas atividades do Fica, como o renomado crítico e escritor Jean-Claude Bernadett, nome influente no cinema nacional há mais de 40 anos, o crítico Inácio Araújo e a pesquisadora Stela Senra, entre outros. Outro convidado é o cineasta Cacá Diegues, que ganha uma mostra com vários filmes de sua carreira, pontuada por filmes como Orfeu Negro e Bye Bye Brasil.


Cerrado


A parte ambiental será diretamente contemplada com a realização de um fórum coordenado pelo ambientalista e documentarista Washington Novaes. O tema para os dois dias de discussão é o Cerrado. “Espera-se com este fórum poder dar uma contribuição na discussão sobre os problemas do Cerrado, que perde cerca de 22 mil quilômetros quadrados por ano, segundo algumas pesquisas. Fala-se muito da Amazônia, mas o Cerrado tem sido muito ameaçado com o avanço das plantações de soja e cana-de-açúcar”, reforça o ambientalista.


A grade de filmes da mostra competitiva principal continua com cerca de 18 horas que serão divididas em dois blocos de três horas cada por dia – as sessões serão realizadas dos dias 11 a 13, à tarde e à noite. No sábado pela manhã, será realizada a cerimônia de premiação. Foram inscritas 439 obras e a comissão de pré-seleção terá até o dia 30, com prorrogação máxima de uma semana, para definir os selecionados. Aqueles que forem selecionados vão ser submetidos à avaliação do júri oficial, que será presidido pelo cineasta João Batista de Andrade. Os outros membros são: Phillipe Dubois, professor de cinema da Sorbone; Daniele Gaglione, diretor italiano; André Trigueiro, ambientalista e jornalista; Evaldo Mocarzel, documentarista; e Altair Salles, ambientalista e professor da Universidade Católica de Goiás.
Além da mostra competitiva principal, ainda faz parte da programação oficial do Fica uma outra mostra, também competitiva mas de tema livre e restrita à produção goiana, que está sendo organizada pela Associação Brasileira de Documentaristas, seção Goiás. A participação do Sebrae também foi mantida com a realização de uma feira de negócios, o Empório Sebrae. Os horários de todas as atividades do Fica 2008, que têm entrada franca, devem ser divulgados em maio.



Fonte: Jornal O Popular

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)