Gadia detalha a saúde pública local ao TUDOIN
Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Atendimento de Urgência e Emergência foram alguns dos principais pontos destacados pelo secretário de Saúde.

Por Elisabete Teles
A saúde pública é um dos grandes desafios em qualquer administração. E para falar como está organizada a de Inhumas, o TUDOIN conversou com o secretário municipal de Saúde, Fernando Gadia. Ele falou sobre os serviços oferecidos à população, os que estão sendo implantados e implementados com objetivo de ampliar a rede de atenção à saúde. Para isso, foram elencados os eixos que dão corpo a toda estrutura da saúde local: Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Atendimento de Urgência e Emergência.
Também foi destacado outro ponto importante relacionado a capacitação dos servidores públicos. Ao ser indagado sobre as expctativas ao futuro, pontou: "Sou um eterno otimista e acredito que a Saúde é uma construção permanente". De acordo com ele, "temos de fazer o possível na nossa passagem pelo sistema", diz, acrescentando a importância da expansão da rede de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (Sus).
Com essa perspectiva, o secretário começou argumentando sobre a Atenção Básica. Esse é o serviço primário à população que visa proporcionar uma melhor qualidade de vida, por meio de ações preventivas e educativas. Para isso, são oito unidades de Saúde da Família com 14 equipes, que fazem o trabalho de acompanhamento às famílias, estabelecendo uma contato direto e uma relação de co-responsabilidade. O grupo é formado por enfermeiros, médicos e equipes técnicas. "Estamos nos esforçando para que as equipes de saúde estejam completas, até 1º de julho", considera, informando que quatro estavam sem médicos.
Esse trabalho tem o apoio de 117 agentes comunitários de saúde, responsáveis também por mais de 90% da cobertura às famílias do município. Agregam também a este campo 11 equipes de saúde bucal. Uma equipe multidisciplinar apóia as ações desenvolvidas dentro das unidades de saúde. Ainda sobre a Atenção Básica, Gadia destacou sobre o atendimento feito na zona rural. "São dois postos de saúde avançados e os atendimentos são realizados semanalmente por médico clínico e odontólogo ", informa. Esses postos de saúde estão localizados, no Serra Baixo e KM 60.
Outro destaque é a Assistência Farmacêutica."O município busca atender a necessidade de dispensação de medicamentos, aliás, temos um volume bastante expressivo", diz.
Vigilância em Saúde - Nesta pasta, um dos pontos fortes é o combate à dengue. A Secretaria de Saúde dispõe de 31 agentes de saneamento, que fazem o trabalho de campo, vistoriando os lotes das residências e pontos estratégicos de fácil proliferação do mosquito transmissor da doença, aedes aegypti. Para intensificar as ações, realizará a ação de manejo ambiental - coleta e remoção de lixo em lotes baldios e outros locais estratégicos - nos meses de setembro e outubro. Em relação ao número de casos da dengue confirmados foram 151 neste ano.
Urgência e emergência - De acordo com o secretário, esse serviço também passou por mudanças. "Ampliamos o atendimento e, atualmente, temos dois clínicos; um pediatra e um ortopedista, prestando atendimento. Além disso, dispomos de enfermeiros, que fazem o atendimento diurno", enumera. O hospital também conta com as especialidades em oftalmologia, cardiologia, clínica cirúrgica, ginecologia, psiquiatria e dermatologia.
Serviços implantados - Para garantir uma melhor assistência à saúde, a Prefeitura de Inhumas, por meio da Secretaria de Saúde, vem implantando e implementando serviços e ações. No segundo semestre de 2009, o município foi o primeiro no Estado do Goiás a implantar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Inserido na Atenção Básica, dá o suporte de atendimento à Estratégia Saúde da Família. " A partir da avaliação médica que o paciente faz na unidade de saúde, é encaminhado ao NASF, serviço formado por médico ginecologista, pediatra, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo e educador físico", explica, comentando que esse benefício à comunidade deu-se devido o Ministério da Saúde (MS) ter compreendido o processo e a agilidade da administração em implantá-lo.
Para o segundo semestre de 2010, dois novos serviços serão implantados no sistema de saúde. A comunidade vai receber a Fármacia Popular do Brasil (FPB), a qual garantirá medicamentos essenciais por um baixo custo aos cidadãos. O atendimento será das 7h às 17 horas. "Qualquer cidadão poderá comprar a medicação mediante a apresentação da receita", alerta Gadia.
Além da FPB, está em fase de implantação o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Esse serviço será um espaço de acolhimento e tratamento de doentes com transtornos mentais, dependentes químicos e alcoólicos. A assistência ficará por conta de uma equipe capacitada e treinada para atender a clientela, incluindo médico psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, farmacêutico, assistente social e educador pedagógico, artesão e técnico de enfermagem.
Capacitação de servidores - Quando se faz saúde, é preciso pensar em tudo; discutir, calcular e fazer investimentos em estrutura física, bem como em capacitação profissional para que a população usufra de um atendimento qualificado e diferenciado. E com esta meta, a Secretaria de Saúde vem capacitando seu quadro de profissionais. No ano passado, os agentes de saúde passaram por uma reciclagem profissional. Em agosto/setembro de 2010, será a vez dos profissionais da Estratégia Saúde da Família. "Para que os serviços não fiquem descobertos, capacitaremos 50% dos profissionais e, depois, os demais 50%", informa.
Construções e reformas - No que se refere a construções e reformas, em 2009, foi entregue à população a Unidade de Saúde Joviano Lobo, situada no Bairro Jardim Raio de Sol. No momento, a unidade da Vila Mutirão está passando por uma reforma. Para contemplar a zona rural, a prefeitura está realizado processo licitatório para reforma da Frei Confalone , no Serra Baixo.
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN