Publicado em 23/01/2008 16:25

Goiás terá restrições na vacinação

O estado sofrerá com restrições na vacinação contra a febre amarela.

       A vacinação contra febre amarela em Goiás vai sofrer restrições. Para tentar reduzir o índice de 30% de revacinação (o tempo mínimo para que se possa tomar uma segunda dose é de dez anos), o Estado vai passar a exigir a apresentação da carteira antes de imunizar crianças com menos de 10 anos. Para adultos, serão feitos uma série de perguntas e um alerta sobre os riscos de tomar a vacina sem indicação precisa.
A nova medida, com aprovação do Ministério da Saúde, tenta evitar a vacinação desnecessária, segundo o secretário de Saúde de Goiás, Cairo Alberto de Freitas. A intenção é também intensificar a vacinação nas áreas rurais.
       A recomendação do Ministério da Saúde para usar de forma criteriosa a vacina não está restrita ao Estado de Goiás. A Secretaria de Vigilância em Saúde deve enviar hoje um ofício às secretarias para que sejam vacinadas prioritariamente pessoas que residem em locais de risco. Ontem, em Brasília, o Exército brasileiro começou o trabalho de auxílio no combate ao mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, que pode se transformar em vetor de febre amarela.
Riscos 
       Alberto de Freitas afirma que as medidas em Goiás serão adotadas para evitar desperdício de vacina e exposição de parte da população a riscos de superdosagem. Em Goiás e no Distrito Federal, foram registrados 31 casos suspeitos de reações adversas à vacina contra febre amarela.
O subsecretário de Vigilância em Saúde do Distrito Federal, Joaquim Barros Neto, afirma que um paciente continua internado, os demais apresentaram sintomas leves. No Distrito Federal, no entanto, não serão adotadas medidas para reduzir a vacinação. “Já registramos tendência de queda nos postos de saúde. A população respondeu bem ao apelo”, observou.


Fonte: Agencia Estado - AE
Jornal Diário da Manhã (dm).

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)