Publicado em 11/04/2007 13:38

Guarda e Bombeiro Mirim em Inhumas

Sentido a necessidade se investir em um projeto que trabalhasse na valorização do jovem, o Governo Municipal de Inhumas criou a RPS (Rede de Proteção Social). A F.A.M.I. (Fundação de Assistência ao Menor Inhumense), foi então acionada e procurou as parcerias da Polícia Militar (23ª C.I.P.M.) e do Corpo de Bombeiros Militar (20º SGBM).

Projetos Guarda e Bombeiro Mirim São Realizados Em Inhumas


Sentido a necessidade se investir em um projeto que trabalhasse na valorização do jovem, o Governo Municipal de Inhumas criou a RPS (Rede de Proteção Social).

A F.A.M.I. (Fundação de Assistência ao Menor Inhumense), foi então acionada e procurou as parecerias da Polícia Militar (23ª C.I.P.M.) e do Corpo de Bombeiros Militar (20º SGBM). Dessas parcerias originaram-se os projetos Guarda Mirim e Bombeiro Mirim.

Em setembro de 2006 foram abertas às inscrições para os adolescentes, que deveriam estar na faixa etária que vai de 13 a 16 anos. As atividades iniciaram-se em outubro do mesmo ano. Para participar do programa, além de estar dentro da faixa etária citada mais acima, o jovem deveria freqüentar assiduamente a escola regular, obtendo boas notas e tendo um comportamento adequado. Esses requisitos são rigidamente acompanhados pela coordenação do projeto, do início ao fim da participação dos adolescentes, que dura três anos.

Os projetos Guarda e Bombeiro Mirim têm como principal objetivo desenvolver com os adolescentes participantes a responsabilidade social, tirando os menores da rua e inserindo-os na sociedade, fazendo-os se sentirem verdadeiros cidadãos, através da participação dos mesmos, durante o projeto, em uma oficina de Educação Moral e Cívica, onde são estimulados os sentimentos de civismo, amor à Pátria, respeito, cordialidade, urbanidade, espírito de unidade e senso humanitário. Há também, durante o processo, aulas de educação física, curso de inglês, oficinas de arte, noções básicas de transito e de direito, instruções para primeiros socorros, bem como acesso à informática através de uma oficina digital e outros. Além disso, os jovens passam por um período de treinamento de Ordem Unida, a fim de ensiná-los como participar de desfiles cívicos e apresentações marciais.

O Guarda e o Bombeiro Mirim de Inhumas têm regulamento próprio, que permite aos jovens participantes galgar postos hierárquicos dentro do projeto, sendo que haverão alguns requisitos a serem observados para suas promoções, aumentando a auto-estima dos adolescente e tornando-se também uma grande motivação a descobrir em si o espírito de liderança e a vontade de crescer cada vez mais.

Além de todos os benefícios que o projeto traz, ainda oferece aos seus participantes: acompanhamento médico, odontológico, psicológico, uniforme diferenciado dos demais projetos da fundação e uma “bolsa-incentivo” no valor de cinqüenta reais custeada pelo Governo Municipal de Inhumas.

Todo esse trabalho é realizado observando-se e cumprindo piamente os preceitos legais e o as leis do E.C.A. (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A formação da primeira turma do Guarda Mirim está prevista para este semestre. No segundo semestre, além de outra turma do Guarda Mirim, se formarão mais duas de Bombeiro Mirim.
Espera-se que os jovens, ao deixarem o projeto, tenham absorvido instruções de vivência, que lhes possibilitarão, tanto na juventude e na fase adulta projetar-se com mais sucesso no mercado de trabalho e na vida em geral.

Colaboração:
Soldado Nogueira (Colaborador do  Projeto)
Jovenice F. Silva Qualhato (Coordenadora da F.A.M.I.)
Artigo produzido por Wemerson Charlles da Fonseca Fraga

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)