Publicado em 07/01/2009 04:18

Guardar ou não documentos?

Saiba quais documentos devem ser guardados para evitar problemas.

Pela legislação, boa parte dos documentos perde a validade em cinco anos, mas os órgãos de defesa do consumidor orientam os consumidores a guardarem esse material por mais tempo.

Os contracheques, por exemplo, devem ser arquivados durante toda a vida profissional, para evitar problemas na hora da aposentadoria. No caso de imóveis financiados e planos de saúde, os comprovantes de pagamento devem ficar com o titular até o fim dos contratos.

 Todos os recibos de impostos, cartões de crédito, mensalidades escolares e de condomínio devem ser guardados por cinco anos. Já os recibos de aluguel devem ser guardados por três anos.

O diretor do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo, Geraldo Tardin, sugere: divida sua vida em pastas. A pasta laboral, da vida do trabalhador, a de impostos e a de imóveis. Pode ainda ser feita uma pasta para o dia-a-dia, que costuma dar trabalho, diz.

É exatamente isso que o contador José Antônio França faz. Dá trabalho, mas ele não tem surpresas desagradáveis. Não fazer isso, pode resultar, em algumas circunstâncias, um custo elevado, pela falta de organização, afirma

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)