IBGE treina profissionais para o Censo Demográfico 2010
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), agência de Inhumas, está capacitando os profissionais que irão trabalhar o Censo Demográfico.

Por Elisabete Teles
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), agência de Inhumas, está treinando os profissionais que irão atuar no Censo Demográfico 2010. A capacitação para os coordenadores municipais foi realizada de 28 junho ao dia 7 deste mês. No período de 19 a 24 de julho, os recenseadores receberão o treinamento.
A Sub área de Inhumas é composta por oito municípios: Araçu, Avelinópolis, Brazabrantes, Caturaí, Damolândia, Goianira, Nova Veneza e Santo Antônio de Goiás. Para atuar nessas áreas, 102 recenseadores iniciarão os trabalhos da coleta de dados na noite de 31 de julho a 1º de agosto de 2010.
Segundo dados de 1º julho de 2009, a população de Inhumas é formada por 46786 habitantes. Desse total, 44.016 residem na zona urbana e 2.770 no campo. Na área de sua abragência, o município é o mais populoso. Avelinópolis possui o menor quantitativo com 2.421 pessoas.
Em 1940, foi realizado o primeiro Censo em Inhumas. Na época, a maioria da população residia na zona rural - 10.525 pessoas moravam no campo e 1783 na cidade. Os pontos fortes destacados pelo coordenador da Sub área de Inhumas, Adilson Lelis Nunes, foram o exôdo rural e a rotatividade da agricultura. Para exemplificar a mudança no setor agrícola, ele citou o ciclo da produção de café, depois o do alho e, atualmente, cana-de-açúcar, o que define como monocultura.
Dados do Censo - O primeiro Censo Demográfico foi realizado no Brasil no ano de 1872 e dessa época para cá, vem se aprimorando para mapear a realidade do população brasileira. Este ano, uma ampla estrutura e inovação tecnológica darão suporte ao trabalho. Em números, aproximadamente 200 milhões de pessoas serão entrevistadas, em quase 60 milhões de
domicílios, situados em 5565 municípios brasileiros; 230 mil profissionais serão contratados por tempo determinado.
Em se tratando de tecnologia, os recenseadores terão o apoio de um moderno computador de mão para registro dos dados habitacionais. A pesquisa levantará várias informações, como composição da população, movimento migratório e nupcialidade.
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN