Publicado em 31/03/2006 09:19

IGC - Instituto Global Comunitário

O IGC trata-se de uma entidade integrante do "TERCEIRO SETOR", constituída sob a forma jurídica de associação civil sem fins lucrativos que tem por objeto a prestação de serviços Sociais, Culturais e Desportivos; Promoção do Desenvolvimento Educacional, com ênfase nos cursos livres;  Sistema de Controle Social Permanente da Administração Pública e Promoção do Voluntariado, consoante o art. 4º do nosso estatuto.

O IGC trata-se de uma entidade integrante do TERCEIRO SETOR, constituída sob a forma jurídica de associação civil sem fins lucrativos que tem por objeto a prestação de serviços Sociais, Culturais e Desportivos; Promoção do Desenvolvimento Educacional, com ênfase nos cursos livres;  Sistema de Controle Social Permanente da Administração Pública e Promoção do Voluntariado, consoante o art. 4º do nosso estatuto.
Há mais de dois anos, estamos atendendo a população de nosso município e também de cidades vizinhas com grande sucesso. O referido sucesso não é por acaso, haja vista que está vinculado a nossos cursos um excelente quadro de professores, material didático primoroso e orientação educacional adequada e pertinente.
Finalmente, esclarecemos que os cursos em momento já nasceram como um empreendimento de índole eminentemente filantrópica, porquanto oferece um custo financeiro mínimo à comunidade, além de promover ações que beneficiam instituições de assistência social, tudo num projeto político pedagógico que se preocupa com a formação de um cidadão pleno.


PROJETOS EM ATIVIDADE


- Curso Pré-Vestibular

 


Modalidade: semi-intensivo (semestral)
Período: matutino e noturno
Duração: entre quatro a cinco meses
Objetivo: criar oportunidades de qualificação para que os estudantes possam concorrer em processos seletivos (concursos e vestibulares). Com pessoas que tiveram uma formação escolar e cultural mais sólida enfatizando aulas de disciplinas consideradas críticas tais como redação, língua portuguesa, matemática, etc. Além de estimular a auto estima e a solidariedade, pois durante o curso existem atividades que geram doações para instituições filantrópicas além de visitação as mesmas.

- Curso de Línguas

 


Modalidade: Inglês, Francês, Espanhol e Português
Período: vespertino e noturno
Duração: três anos divididos semestralmente
Objetivo: criar oportunidades de qualificação para que os estudantes carentes possam ter acesso a fala e a escrita de uma língua estrangeira elevando seu nível de conhecimento e  cultura para que seja inserido no mercado de trabalho global. Tudo num projeto político pedagógico que se preocupa com a formação do cidadão pleno. Além de estimular a auto estima, a inclusão social e a solidariedade, pois durante o curso existem atividades que geram doações para instituições filantrópicas além de visitação as mesmas.

- Curso de Informática

 


Modalidade: básico, intermediário e avançado. Capacitação profissional;
Período: matutino, vespertino e noturno.
Duração: semestral
Objetivo: oferecer a camada carente da população o acesso à informática como meio de inclusão social e digital, e na possibilidade de oferecer um melhor nível de vida. Nesse caminho pretende permitir que sejam treinados e capacitados no uso de ferramentas computacionais, bem como no uso das ferramentas web, que atendam as realidades e necessidades individuais.

- Curso de Teatro

 


Modalidade: iniciação a dramaturgia
Período: vespertino
Duração: anual
Objetivo: oferecer a camada carente da população o acesso a atividades culturais e de lazer. Formação de grupos que atuam em creches, instituições para idosos e pessoas especiais, escolas públicas e hospitais, sempre com abordagem de temas atuais e de auto-ajuda.

- Curso de Música

 


Modalidade: violão
Período: matutino, vespertino e noturno.
Duração: anual
Objetivo: oferecer a camada carente da população o acesso a atividades culturais e de lazer. Capacitação de pessoas que sejam multiplicadoras desta atividade, com formação teórica e prática. Inserir o cidadão ao convívio social, com atuação em festivais, recitais e apresentações diversas.

ATIVIDADES DESPORTIVAS

- Modalidades: voleibol, rendebol, futsal, capoeira, jiu jitsu e karatê.
Período: matutino vespertino e noturno
Duração: anual
Objetivos: oferecer a camada carente da população o acesso a atividades esportivas através de escolas de iniciação que abrange desde a capacitação do atleta até sua formação como cidadão, para tanto, além do treinamento adequado na modalidade esportiva de sua escolha, oferecemos aos alunos em idade escolar um acompanhamento pedagógico. Isto é, mostramos a nossos atletas que cultura e desporto devem caminhar juntos.

GOIABA ROCK FESTIVAL

Festival de música, que abre espaço para bandas locais, regionais e nacionais apresentarem seus  trabalhos autorais. De edição anual e uma programação diversificada e que contempla os mais variados estilos e linguagens, do pop e rock nacional.
Promover e consolidar Inhumas no cenário regional e nacional.
Desenvolver um trabalho de divulgação e formação cultural, apresentar os pontos positivos que se pode alcançar com a realização destas ações.  Divulgar toda a cadeia produtiva, como quantidade de empregos gerada, exploração do turismo e volume econômico gerado pelo número de público atingido. A ocupação positiva dos envolvidos. Entre outros benefícios sócio-econômicos.
Realizar promoção de campanhas públicas, oferecendo aos visitantes e a comunidade, seminários, oficinas de arte, palestras, mini cursos e outras atrações culturais que proporciona a todos um espírito crítico e inovador.


AULÃO DA SOLIDARIEDADE
Trabalhar em sintonia com as realidades locais é uma das metas do Instituto Global Comunitário – ICG. Sabemos que a maioria dos municípios vizinhos de Inhumas e outros que não contam com um curso pré-vestibular ou aulas específicas para concursos públicos.

A continuidade dos estudos é, para a maioria dos estudantes carentes, uma das poucas oportunidades que têm de se tornarem cidadãos, de desenvolverem sua auto-estima, a identidade e até a possibilidade de conseguir um emprego.
A escola deve ser vista pelos estudantes como um lugar de passagem para chegarem à universidade e a entrada no mercado de trabalho.

O projeto visa a levar a estas cidades aulas de disciplinas consideradas críticas como redação, língua portuguesa e outras, sempre presentes em vestibulares e concursos públicos, . Além de promover a solidariedade (cada pessoa doa um quilo de alimento não perecível para participar do projeto) e estimular a auto-estima.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

kAROLAYNE
27/05/2013 12:53

moro em razabrantes e queria muito fazer um cursinho pre vestibular... como fasso para fazer a inscrição, e quando estara aberta.. obrigada!