Publicado em 06/02/2009 07:47

Indústria acima da média

Indústria goiana cresce acima da média nacional


A crise financeira internacional que teve início nos Estados Unidos atingiu a Europa, e grandes economias asiáticas. Apesar de ter atingido o Brasil, Goiás sofreu apenas pequenos impactos, é o que mostra uma pesquisa divulgada pelo IBGE.

Segundo dados da pesquisa a indústria goiana cresceu 8,5%, ficando praticamente empatada com a do Paraná, que ficou em primeiro lugar na lista dos Estados pesquisados, com 8,6%, em relação a 2007. No mesmo período a média de crescimento da indústria nacional ficou em 3,1%. Outro aspecto positivo da pesquisa é o de que a indústria de Goiás foi a única que apresentou crescimento na produção em dezembro de 2008, comparado com o mesmo mês de 2007. Na comparação de dezembro de 2008 com novembro do mesmo ano apenas Amazonas e Goiás apresentaram crescimento.

Incentivo governametal
O Secretário da Indústria e Comércio, Luiz Medeiros, credita o resultado positivo da produção industrial goiana à política governamental de incentivos fiscais aliada aos investimentos em infraestrutura. Um exemplo é o Programa de Recuperação das Estradas Asfaltadas (Prea), que tem priorizado as vias consideradas essenciais para o escoamento da produção agrícola e industrial. O aeroporto de cargas do porto-seco de Anápolis é uma das prioridades do governo do Estado. Quando estiver pronto vai fomentar a importação e exportação de produtos, destacou Luiz Medeiros.

Os números da economia goiana revelam que entre os principais produtos da pauta de exportações estão, em ordem crescente, soja e derivados, carnes e minerais. “Nos últimos anos investimos R$ 30 milhões em mineração. O levantamento aerogeofísico, feito pelo Estado, é uma ferramenta importante para que os empresários do ramo decidam onde vão explorar os minerais”, completou Luiz Medeiros.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)