Publicado em 27/04/2010 13:22

Inhumas começa vacinação contra a Febre Aftosa em maio de 2010

Primeira etapa será realizada em Inhumas, no período de 1º a 31 de maio

Por Elisabete Teles

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Aftosa será realizada em Inhumas, no período de 1º a 31 de maio. Neste intervalo, devem ser imunizados  mais de 70.000 cabeças de gado. Na segunda etapa realizada em novembro do ano passado, foram vacinados 70.023 animais. O município é zona livre de febre aftosa com vacinação.

Na Agrodefesa local há 688 propriedades cadastradas. Para atender esta demanda, quatro lojas estão credenciadas a vender a vacina. O preço da dose varia 1,25 a 1,30 reais.

O responsável pelo escritório da Agrodefesa local, Wilson Gomes da Silva, orienta o produtor a fazer a vacinação dentro do prazo da campanha; entregar a declaração preenchida corretamente, colocando as faixas etárias dos animais no documento.

Segundo Wilson Gomes, as expectativas são boas para esta campanha, pois o índice de animais não vacinados nas campanhas anteriores foi pequeno. Mas, vai um alerta ao produtor que pode sofrer multas, caso deixe de vacinar o seu rebanho, pagando uma taxa de R$ 7,00 por animal. Além disso, deverá efetivar a vacinação em 72 horas.
 
De acordo com o responsável pela Agrodefesa de Inhumas, ainda há uma outra multa que pode ser aplicada aos agropecuaristas. Esta refere-se ao não cumprimento da entrega da declaração no prazo de cinco dias, após a vacinação. O valor da tarifa é de R$ 60,00. O animal não pode ser transportado, se no início da campanha não tiver sido vacinado.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)