Publicado em 18/09/2009 13:39

Inhumas e sua história

Será ampliada a visão de Inhumas de dentro para fora a partir da publicação de livros temáticos anotados por escritores conhecidos e novas revelações.

Convite da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Inhumas proporcionou ao presidente da UBE-GO, Edival Lourenço; a João Asmar (irmão mais velho de José Asmar, das mais queridas saudades dos amigos, em sua maior parte jornalistas e escritores); e a mim, a oportunidade de proferir, anteontem (16/09/09), no plenário da Câmara Municipal, palestras à ocasião de interessantíssimo acontecimento cultural promovido pelo governo inhumense, à frente, naturalmente, aquela pasta hoje dirigida pelo vereador Otaviano Ribeiro do Nascimento. Falei sobre a Literatura como fonte principal da evolução da sociedade; Edivaldo e Asmar discorreram, respectivamente, sobre a Responsabilidade de Quem Escreve e A Arte de Escrever.

 

Inhumas tem uma dinâmica cultural das mais expressivas. Sua Academia de Letras é atuante. É inhumense uma das principais ensaístas da nossa produção literária, a prof. Maria Cristina Machado, autora do melhor trabalho sobre Pedro Ludovico existente na bibliografia goiana; e de magnífico ensaio em torno de Lima Barreto, editado pela UFG. Mora ali há vários anos o escritor Valdemes Menezes, autor de diversas obras do melhor quilate, sendo membro da instituição acadêmica local. Jovens valores dão presença em eventos como o de anteontem, a demonstrar que há uma geração intelectual e artisticamente bastante promissora.

 

Nesse encontro a Secretaria Municipal de Cultura, Comunicação e Turismo oficializou o anúncio da concretização de u ma iniciativa altamente meritória. "Será ampliada - diz a comunicação daquele órgão - a visão de Inhumas de dentro para fora a partir da publicação de livros temáticos anotados por escritores conhecidos e novas revelações. Todos devidamente qualificados, tais como:...". Segue-se a relação dos que escreverão um formidável conjunto de relatos de fatos e evocações de figuras, em registros que se irão constituir em alicerce, arcabouço e estrutura para a construção da História de Inhumas.

 

Infelizmente-e obviamente- o espaço deste artigo não possibilita, como eu gostaria, mencionar todos os autores e o tema desse trabalho, eis que são mais de trinta os inhumenses que o realizarão.

 

Mas para que o leitor possa avaliar o significado do contributo a ser dado por cada um deles, registro alguns dele. Davi Isaias da Silva, advogado e vice-prefeito do município, escreverá sobre o GREMI (Grêmio Inhumense). O professor e advogado Gleidson de Oliveira Moreira, pós-graduado em História, focalizará a História dos Cemitérios de Inhumas e a Vida de Chico Taboca. Sader Calil, jornalista tematizará A Imprensa Escrita em Inhumas. O médico Ivan Isaac, pós-graduado em pediatria, relatará a história dos médicos e da medicina local. A professora Sônia Seabra, viúva do poeta e deputado por várias legislaturas Getúlio Vaz (tio do atual prefeito Abelardo Vaz Filho), e que dirige a Secretaria da Educação Municipal, se subordinará ao tema Da palmatória à Universidade. A professora e ex-primeira dama do município Garcita Soyer Balestra, registrará quais foram até hoje as primeiras-damas inhumenses. José Pacheco e Silva, professor e advogado, será bastante abrangente: A Mais Completa e Detalhada História do Município de Inhumas. O prefeito e advogado Abelardo Vaz Filho (que não pode estar presente ao encontro de anteontem por estar na China e na Rússia, integrando a delegação liderada pelo governador Alcides Rodrigues), registrará o que foi a administração municipal na sua gestão 2005-2008. A história da Igreja Católica em Inhumas será escrita pelo odontólogo Heleno Arruda, pelo ex-bancário Davi Afonso Filho e pelo padre José Vicente Barbosa, pároco da Paróquia de Sant'Ana. O ex-deputado (estadual e federal) e também ex-secretário de Estado Luiz Soyer abordará a origem e trajetória da Família Soyer. Uma autobiografia será a obra do advogado, ex-prefeito por dois mandatos, ex-secretário de Estado e ex-presidente do TCM, Irondes José de Morais. O secretário de Cultura, Turismo e Comunicação, Otaviano Ribeiro do Nascimento, advogado e vereador, num único volume discorra sobre três temas - História da Legislação em Inhumas, História dos Correios e Telégrafos e Início do Sistema Automotivo em Inhumas. Juiz de Direito da Comarca de professor universitário, Wild Afonso Ogawa evocará a História do Poder Judiciário em Inhumas desde os seus primórdios. Meu ex-colega de Assembléia Legislativa, farmacêutico e ex-secretário de Estado, Manoel (Nelito) Luiz da Silva Brandão registrará a História da Farmácia e dos Farmacêuticos.

 

Como tive oportunidade de dizer à ocasião da minha palestra, na minha felizmente longa trajetória na vida pública e nas atividades intelectuais em que até hoje me empenhei, é a primeira vez que vejo iniciativa desse porte, dessa natureza e dessa importância. Oxalá na minha Morrinhos resolvam fazer coisa igual.

 

Eurico Barbosa é escritor, presidente da AGL, advogado e jornalista e escreve neste jornal as terças e sextas-feiras. (Eurico_barbosa@hotmail.com)

 

Esta matéria fora retirada na integra do Jornal Diário da Manhã, edição nº 7985 de 18/09/09, versão digital disponível no link http://www.dmdigital.com.br/index2.php?edicao=7985

 

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)