Publicado em 28/08/2010 07:47

Irregularidades encontradas por juiz em cadeia de Inhumas

Juiz William Fabian realizou inspeção na Cadeia Pública de Inhumas e constatou diversas irregularidades

No início da semana, o Juiz William Fabian, da 2ª Vara de Inhumas, realizou inspeção na Cadeia Pública local, constando, além de graves problemas de superlotação e estrutura do prédio. Foram registradas reclamações de detentos, sendo que a maioria delas abordou o excesso de prazo de prisões provisórias e cumprimento de condições para progressão de regime, nos casos de presos definitivos.

Acompanhado de assessores, o juiz ouviu as colocações dos detentos e se comprometeu a providenciar a nomeação de advogados dativos para aqueles que não têm condições de constituir um defensor, bem como a realizar, a partir da próxima semana, mutirão carcerário para averiguar a situação jurídica dos presos.

Após reunião convocada pelo magistrado com cerca de 20 advogados locais, ficou acertado que o juiz nomeará os

procuradores que se dispuserem a auxiliar no mutirão carcerário para que sejam averiguadas as reclamações e sanadas eventuais irregularidades, já que a comarca conta com apenas um advogado da Procuradoria da Assistência Judiciária.

O magistrado afirmou ainda que "apesar de estar respondendo cumulativamente pela 1ª e 2ª Varas da Comarca e conduzindo o pleito

eleitoral, não é possível fechar os olhos à triste situação carcerária vivida em Inhumas". Fabian salientou que "a advocacia local, consciente da gravidade da situação e da repercussão da mesma na segurança do município, se dispôs a auxiliar o Judiciário num esforço conjunto para minimizar o quadro.

William Fabian informou ainda que já iniciou o processo de nomeação dos defensores dativos e espera concluir o mutirão em até duas semanas. Ele ainda pretende encaminhar documentos sobre a situação da Cadeia local à Corregedoria-Geral da Justiça e solicitar providências ao Poder Executivo.

OBS: imagem meramente ilustrativa.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)