Publicado em 05/03/2009 06:22

Itumbiara dá adeus

Itumbiara faz festa para Ronaldo, mas dá adeus. O atual campeão goiano não suportou o Corinthians

Um jogo. Este foi o saldo da participação do Itumbiara na Copa do Brasil. O atual campeão goiano não suportou o Corinthians e, apesar da presença maciça de sua torcida, ontem à noite, no Estádio JK, em Itumbiara, foi eliminado após perder para os paulistas por 2 a 0. Pelo menos a partida teve um sabor especial – e histórico – para a cidade: marcou a volta do atacante Ronaldo aos gramados brasileiros depois de 15 anos longe do País e de enfrentar três contusões na carreira – a última delas há exatos 385 dias. O Fenômeno fez a sua estreia com a camisa do Timão e levou ao êxtase até, pasme, a torcida itumbiarense. Chicão e André Santos marcaram os gols que garantiram a classificação paulista.


O Itumbiara adotou uma postura tática para surpreender o Corinthians. O atacante Artur Neto preocupou-se com a marcação, mas orientou Denílson a buscar os espaços pelos flancos. Túlio Maravilha, com isso, ficou isolado à frente. Resultado: criou duas boas chances de gol no primeiro tempo e outras na etapa final. Em contrapartida, Mano Menezes escalou três atacantes. Logo a um minuto, Anderson Santos fez falta em Douglas na entrada da área. André Santos cobrou nas mãos do goleiro Max. O volante Saulo, aos 13, respondeu. Mas também chutou a bola em cima de Felipe.

 

Apesar da maior objetividade do Corinthians, o tricolor insistia em abrir o placar. O meia Caíco, aos 20, recebeu lançamento, mas Chicão evitou a progressão da jogada dentro da área. Túlio Maravilha perdeu duas boas oportunidades de marcar contra o seu ex-clube. Aos 32, o artilheiro recebeu a bola na frente do gol. Na saída de Felipe, tocou por cima e Fabinho salvou quase em cima da linha. O centroavante, aos 37, não alcançou cruzamento dentro da pequena área. Se ele toca na bola, fatalmente faria o gol.

 

Como quem não faz, leva, o Corinthians abriu o placar em lance bastante contestado. Aos 43, Jorge Henrique adentrou na área e caiu. O árbitro carioca Pablo dos Santos Alves marcou pênalti com a alegação de que o corintiano foi puxado por Leandro Carvalho. Chicão, com paradinha e tudo, converteu ao cobrar rasteiro – 1 a 0. “Não teve nada. O árbitro acabou caindo na (esperteza) do Jorge Henrique”, reclamou o goleiro Max. “Acho que não foi pênalti”, concluiu Denílson.


Artur Neto substituiu Túlio Maravilha por Landu no retorno para o segundo tempo. O técnico do Corinthians também trocou Dentinho por Morais. Logo aos quatro minutos, o Timão aumentou. André Santos ajeitou a bola e chutou cruzado, fora do alcance de Max – 2 a 0.


Os torcedores comemoraram muito quando Mano Menezes chamou Ronaldo para entrar na partida, aos 19. Depois de receber as instruções, ele substituiu, sob intenso aplauso, Jorge Henrique. Ronaldo pegou na bola poucas vezes, mas em todas elas deixou os corintianos eufóricos. Aos 31, contra-ataque. Douglas avançou e chutou a bola para gol quando poderia ter passado para o Fenômeno, que estava livre.

Edivaldo Barbosa

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)