Publicado em 09/07/2008 15:44

Jornal O Goianão - Município de Inhumas

Fique por dentro dos últimos acontecimentos no município inhumense, com as Últimas notícias do Jornal O Goianão.


CRUZADAS
“Sou fã das cruzadas. Talvez por ser um profissional das palavras ou simplesmente por gostar de passar o tempo malhando o cérebro. Num tempo em que as academias anda superlotadas de gente malhando o corpo de tudo que é jeito, é importante não esquecer de que o  cérebro também tem de se exercitar.” (Jair Antunes - publicitário)

ITABERAÍ
Geralmente um pepino mede de 10 a 12 centímetros, e pesa menos de 1 quilo. Mas em uma hotaliça localizada no município de Itaberaí, o comerciante Teodomiro Alves Rios, colheu um pepino bem maior, com 50 centímetros de cumprimentos e pesando 21 quilos. O resultado não foi uma surpresa para Teodomiro. Ele conta que  já plantou as sementes esperando colher pepinos gigantes. Diz que ganhou as sementes de um amigo. E que esse amigo já tinha plantado lá no Araguaia e foi a mesma coisa.O agrônomo Vinícius Freitas, da Embrapa Horaliças, comenta que apesar de não ser comum, a existência de uma variedade de pepino gigante não é uma anomalia. Em algumas regiões do país espécies de tamanho fora do comum são usadas na alimentação animal.

INHUMENSE NO GOVERNO
Comentário nos bastidores políticos: Paulo Sidnei (PPS) vai entrar na disputa da eleição para governador do Estado de Tocantins,  e está se aproximando do PT. Determinações contrárias do deputado federal Roberto Freire, presidente nacional do PPS, que quer ver o partido afastado do PT. O inhumense Paulo Sidnei foi secretário de planejamento da prefeitura local. Ele é arquiteto.

EXPLORAÇÃO
Conforme decreto a partir de agora, assim como o trabalho escravo, a exploração sexual e o tráfico de drogas, o trabalho doméstico infantil também é caracterizado como uma das piores formas de exploração infantil.

EVITAR TRANSTORNOS
Se a pessoa possui uma conta bancária que não deseja mais movimentar, a medida correta a tomar é solicitar seu encerramento, por escrito, à agência bancária para evitar futuros transtornos. Essa é a recomendação da Superintendência Estadual de Proteção aos Direitos do Consumidor  (Procon-GO). Caso isso não seja feito, o banco pode continuar a cobrar suas tarifas, o que resulta em débitos e transtornos para o correntista do banco.

ALERTA
Segundo a mediciana, a maior parte das pessoas pode se dar ao luxo de comer guloseimas com alto teor de gorduras e açúcar de vez em quando, mas se você fizer isso num dia, coma alimentos mais saudáveis no dia seguinte.

INHUMAS NO PARANÁ
A Força Atlética de Goiânia, e a FAMI de Inhumas, representaram Goiás no Campeonato Brasileiro Feminino Juvenil de Handebol, disputado na cidade Cianort (Paraná). FAMI é campeã do Estado e da Liga Goiana 2007, assim conquistando vaga nacional. Desportistas elogiam o trabalho do treinador Hamilton dos Reis Júnior e seu assistente Daniel Rodrigues Lopes. Pessoal destaca também o desenvolvimento das jogadores e a determinação do presidente da instituição filantrópica, José Ferreira Corte.

PRESTAR CONTAS
Durante a campanha eleitoral candidatos a prefeito e a vereador na eleição de outubro terá de prestar contas de seus gastos à Justiça Eleitoral, em três oportunidades. A primeira, em 6 de agosto, um mês após o início da campanha. A segunda prestação de contas será em 6 de setembro e a terceira e última, somente  nas cidades onde  houver segundo turno, está marcada para  4 de novembro. Após o registro dos candidatos, em 5 de julho, será iniciada a campanha propriamente dita. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai entregar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) lista dos candidatos que tiveram contas rejeitadas por “irregularidade insanável”. Pela primeira vez a urna trará a fotografia do candidato a vice-prefeito, abaixo da foto do candidato a prefeito. A intenção é mostrar claramente ao eleitor quem compõe a chapa
que ele escolheu.

SÃO PEDRO
Em clima de festividade e confraternização popular, dias 27, 28 e 29, na Feira Central,  a  Secretaria de Promoção Social da Prefeitura encerrou com chave de ouro a comemoração junina na cidade.

“DESASTRES NATURAIS”
Área científica vem  realizando pesquisas com o objetivo de definir caminhos para enfrentar os “desastres naturais” cada vez mais freqüentes  e  para os quais estamos despreparados. Citando  um exemplo: a Central Única dos Produtores de Cana-de-açúcar já anunciou que a safra de 2008/2009 no Centro-Sul sofrerá uma redução de 15%  (de 498,1 milhões de toneladas para 423,8 milhões),  menos por causa de chuvas.

FESTANÇA
O “arraiá”  de festança do Balão Mágico  dia 27 de junho,  com dança de quadrilha, casamento caipira, barraquinhas de ‘comes e bebes’, de pescaria e um grande show ao vivo, levou muita animação também até aos  convidados para o evento.

ANIVERSARIANDO
Dia 21 de julho, o engenheiro  Alberto Pires.


FESTANÇA ANIMADA
Festança junina bastante animada também aconteceu  na  Escola Municipal Moacir de Paula Brandão. A turma se divertiu a valer com dança de quadrilha, muito forró
 e comida típica.




Fonte:
Sader Calil - Jornal O Goianão
sadercalil@uol.com.br
(062)3511-2076
Curso Superior em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás
Jornalista reconhecido regionalmente por seu trabalho executado em Inhumas e região através do Jornal Goianão.
Sr. Sader é também professor aposentado da rede pública de ensino.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)