Publicado em 26/02/2007 09:53

Mau-comportamento

Conforme estatísticas do Detran, 51,5 dos motoristas que se envolveram em acidentes de trânsito em 2006 foram habilitados antes de 2001

Conforme estatísticas do Detran, 51,5 dos motoristas que se envolveram em acidentes de trânsito em 2006 foram habilitados antes de 2001. Os números mostram ambém que 83 das infrações registradas no ano passado foram cometidas por quem  tinha mais de cinco anos de habilitação.

Esse porcentual cai para menos de 2,5 das infrações para o grupo formado pelos motoristas novatos, que tinham em mãos apenas a permissão para dirigir, ou seja, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provissória, concedida no primeiro ano de hablitação do condutor.

REPROVÁVEIS


Dessa forma, segundo analistas, o mau-motorista costuma apresentar comportamentos reprováveis em outros espaços de convivência social. Conforme psicólgos, a pessoa que usa seu carro para cortar outro condutor pelo lado direito da via é o mesmo que fura a fila do banco. O motociclista que trafega costurando entre os carros é o cidadão que no ônibus não cede o assento para uma mulher grávida, explicam.
Além disso, frisam analistas, ao valiar este tipo de comportamento num país como o  Brasil, deve-se levar em consideração que a infração às normas é algo muito forte na população. "Acabamos de assistir à posse de deputados e senadores. Pessoas acusadas de corrupção foram reeleitas, ou seja, a impunidade é um pano de fundo indiscutível quando falamos em comportamento do motorista", observam.

NOTA DA REDAÇÃO


Muito referenciada pelos leitores a matéria: "Prender, multar e apreender", da edição anterior deste jornal. As manifestações chegaram  à Redação com recomendações às autoridades para que intensifiquem de verdade fiscalizações no trânsito de Inhumas.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

geyzon
15/09/2007 21:31

gostaria de participar...

Eu queria saber como que eu faço para participar da associação orquidofilos de inhumas, tenho 16 anos e sou fasinado pela planta.