Publicado em 08/02/2007 00:24

Música goiana em destaque nacional

Goiás tem presença confirmada na primeira edição da Feira Música Brasil, que acontece em Recife, de 7 a 11 de fevereiro.

Goiás tem presença confirmada na primeira edição da Feira Música Brasil, que acontece em Recife, de 7 a 11 de fevereiro. O evento é considerado o maior do setor no País e tem como objetivos realizar negócios, propor projetos a parceiros, apresentar artistas e produtos e buscar soluções e novos formatos para a cadeia produtiva da música.

Uma caravana, com cerca de 15 pessoas, representantes dos grupos de MPB, Pop Rock, Rock Independente, Sertanejo e Regional, e de eventos e festivais goianos, participará da feira que reunirá artistas, gravadoras, estúdios, fabricantes e comerciantes de instrumentos, editoras, agentes, produtores, empresas de tecnologia.

Com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae em Goiás), o grupo terá um estande, criou uma marca denominada 'Brasil Central Music – Música de Goiás' e participará de rodadas de negócios. O consultor do Sebrae em Goiás Décio Coutinho conta que o trabalho com o grupo tem sido feito desde outubro do ano passado.
"Temos trabalhado tanto na organização quanto na capacitação dos participantes para a rodada de negócios e para a feira", explica.

Para divulgar o trabalho, foram produzidos 5 mil catálogos de negócios e mil CD catálogos. A expectativa, conforme Décio é estabelecer muitos contatos. Mas a preparação para a feira já rendeu bons resultados. O gerente conta que o processo propiciou o associativismo entre o grupo e também a profissionalização de todos para próximos evento do setor.

De acordo com o gestor do projeto no Sebrae em Goiás, Haroldo Menezes, Goiás é um celeiro de grandes talentos e belíssimos trabalhos que não estão em evidência. "Essa ação vai gerar uma visibilidade não só para o Brasil, ou seja, vai fomentar a cadeia produtiva do Estado", afirma. Haroldo explica, ainda, que o grupo que participa dessa ação não é fechado e que essa é a primeira de uma série de ações que serão elaboradas para o setor.

A Feira de Música Brasil é promovida pelo Ministério da Cultura, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o BNDES, a Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife e o Porto Musical, com patrocínio da Petrobrás.

Inhumas conta com dois representantes, que fazem parte do grupo de ação da música de Goiás, Prof. Daniel (IGC/Goiaba Rock) e Tião Donato  (IGC/Goiaba Rock). A missão é representar a cidade divulgando os eventos, buscando novos parceiros e participando da rodada de negócios, além de várias reuniões da Abrafin.

Em 2007 o Goiaba Rock Festival passa a fazer parte da associação, que teve início em 2005 de uma nova luta dos produtores de festivais independentes. A ABRAFIN reúne desde festivais com mais de 10 anos de realização a eventos iniciantes. Juntos representam um público de cerca de 300 mil pessoas por ano e movimentam uma quantia superior a 5 milhões de reais por ano, além de gerar pelo menos 5.000 empregos fixos e temporários.

Entre algumas ações já realizadas pela ABRAFIN estão a criação do calendário de eventos de 2007, reunião com órgãos do Poder Federal e interlocução com outras entidades musicais do Brasil e exterior. A ABRAFIN entende que unindo produções de todas as regiões do país, é possível ampliar o intercâmbio, profissionalizar pessoal ligado à cadeia produtiva da música, criar novos espaços para divulgação musical e estimular a criação de novos públicos consumidores de cultura.

A Feira


A Feira Música Brasil terá 4 módulos:

  • Feira de Profissionais: um ambiente para o encontro de empresas, profissionais e negócios dos diversos segmentos;
  • Feira de Produtos Musicais: uma vitrine de produtos ligados à música, com mais de 50 estandes, com venda e exibição de catálogos completos de produtos brasileiros (CD, DVD, filmes, livros, revistas); instrumentos musicais e equipamentos profissionais, com acesso gratuito e aberto ao grande público;
  • Porto Musical: convenção internacional de música e tecnologia, que acontece no Recife desde 2005. Conta com 23 conferências e um curso de especialização, sobre tecnologia, distribuição, mercados, marketing, propriedade intelectual, rádio e outras questões fundamentais para os profissionais da música. O acesso será exclusivo aos profissionais inscritos;
  • Shows ao vivo e Mostras de clipes: 35 shows de artistas das diversas regiões do país, que se apresentarão em 4 palcos. Nos telões dos palcos serão exibidos videoclipes de diversos artistas, em sessões que antecedem o início dos shows. O acesso aos shows é gratuito e aberto ao grande público.



Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás)

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)