Publicado em 15/12/2011 05:55

Noites goianas na Academia

Realizou-se na noite do dia 1º de dezembro em Inhumas o evento de posse dos acadêmicos, novos titulares, correspondentes e amigos da Academia de Letras

Realizou-se na noite do dia 1º de dezembro em Inhumas o evento de posse dos acadêmicos, novos titulares, correspondentes e amigos da Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas – ALCAI, no Centro de Cultura e Convenções “Nelo Egídio Balestra”. Músicos, poetas, escritores, estudiosos e amantes das artes e cultura goiana, formam um significativo e coeso grupo (apesar da grande diversidade de talentos) consistentes na tarefa de traduzir em suas obras as riquezas da cultura brasileira e de Goiás sem, contudo, deixar de lado seu caráter literário universal e humano: o ‘tocar’ nas coisas d`alma.
 
Para compor a plêiade de homenageados, participantes ilustres e convidados desta noite memorável, pudemos também compartilhar desta atmosfera onde figuravam vários nomes já edificados da cultura em nosso estado dentre eles: Ubirajara Galli (historiador e escritor), Aidenor Aires (escritor e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás – IHGG), Umbelina Linhares Frota Pimenta Bastos (Presidente e fundadora da ALCAI), representantes da maçonaria goiana e autoridades políticas (Dep. Fed. Marina Santana, Vice-Prefeito de Inhumas, Dr. Davi Isaías da Silva, Sr. Wilson, Pres. da Academia de Letras de Trindade, Dep. Est. Wellington Valim, o atual Pres. da Câmara Municipal de Inhumas e o Secretário de Cultura do governo inhumense Dr. Otaviano do Nascimento), na qual todos foram agraciados, ao final, com breve recital: uma homenagem à poética Vila Boa, berço de nossas origens históricas, pela música “Noites Goianas”.

Todavia, embora seja eu também inhumense, pude estar desta vez, representando outra cidade que me tem acolhido com igual carinho por seu povo há mais dez anos – Goianira, representando a Pres. da Câmara Municipal deste Município, Profª Celma Arruda para levar seus cumprimentos e abraços à Dona Umbelina, neste evento em que me acompanhavam também o Diretor da empresa Quality Info, Christian Pereira dos Santos e por Maria Placidina de Paula, chefe do Departamento de Cultura que representava a Secretária da Educação de Goianira. Juntos, levamos o nosso afeto e estima a esta jovem academia e sua batalhadora fundadora que a preside – Dª Umbelina.

Este é um momento não somente comemorativo, mas de superação e afirmativa desta instituição cultural, a ALCAI, não um acontecimento que aparentemente vem chamar atenção só por sua constelação de participantes e sim porque emana de um caráter social fazendo justiça e reconhecimento àqueles que, pela via literária, acreditam ainda ser neste caminho do oficio das letras, visando promover o incentivo às novas e futuras gerações a uma educação embasada nas idéias, sonhos, no estímulo às artes visando combater, com as ferramentas que detém (uma simples caneta) um mundo adverso para contribuir com mudanças positivas e aprofundadas (pois propõe uma releitura humanizada ‘de dentro para fora’) nas condições gerais de nosso povo brasileiro na atualidade em que vivemos e de povos mundo afora, tão descrentes com os escândalos políticos de corrupção, violência, crises sociais e econômicas, guerras, epidemias em nível global... tal como bem enfatizou a Deputada Federal Marina Santana, visitante há alguns dias da Faixa de Gaza (Israel) em sua fala, eis a função e desafio social posto a toda a sociedade para o século XXI.

Alguns exemplares do recém-lançado “Povoado de São Geraldo: história e religiosidade popular de Goianira (1910-1969)” de minha autoria, puderam ser distribuídos aos convidados da noite além do já citado escritor da Academia Goiana de Letras (AGL), Aidenor Aires Pereira, ao Pres. do Instituto Histórico e Geográfico de Inhumas, Gleidson de O. Moreira e alguns volumes que pude ceder ao acervo da própria academia inhumense.

Aguardamos, que Dª Umbelina realize a próxima edição, em sua residência, da ‘Feijoada Cultural’ que carinhosamente costuma contar com a boa gente da cultura de Goiás que hoje transcende fronteiras para anunciar sua missão supracitada, cujos conviveres já apelidaram de cimeira de letras a qual é tradicionalmente realizada todos os anos unindo acadêmicos e amigos desta poetiza mineira que adotou Inhumas como morada definitiva para gerenciar a Agência dos Correios neste município. Outro fato importante trazido pela realização deste evento diz da própria situação da sede da ALCAI: sua construção é resultado de uma luta constante levada a cabo por seus integrantes e pela obstinação desta mulher que poderia simplesmente ignorar esta peleja e prosseguir publicando seus livros com o talento que tem: que já é suficiente, pelos títulos já recebidos internacionalmente dado seu reconhecimento. Entretanto, prefere ao contrário, ofertar seu apoio que é muito importante, principalmente para aqueles que estão começando nesta área da cultura que, no Brasil, ainda vive às mínguas à procura de patrocínio, parcos recursos muitas vezes do próprio bolso ou parcerias que acreditem nesta causa.

Felizmente, frente a esta dura realidade ao menos há algumas relevantes vitórias, pois a Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas (ALCAI) agrega, para além de valores inhumenses, representantes de diversos segmentos e cidades: Itaguari, Trindade, Goiânia e da Cidade de Goiás, todos em prol da bandeira da atividade cultural divulgando os potenciais do rico ‘universo’ visualizado em nosso (antigo Matogrosso goiano) hoje denominado cento oeste goiano pela geografia contemporânea. Parabenizo aos agora imortais desta honrada academia. Nos próximos anos, certamente, haveremos de contar com representantes de Goianira, onde resido, nesta seara, vanguarda das letras, música e das artes. E como diria Bariani Ortêncio: Maktub !!

(Luciano Roriz é pedagogo, historiador, Autor de: Povoado de São Geraldo – história e religiosidade popular de Goianira -1910/1969 e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Inhumas – IHGI. lsroriz@hotmail.com)

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)