Publicado em 24/03/2011 11:25

Obama e a fraternidade brasileira

No último sábado (19/3), com o nosso peculiar espírito hospitaleiro, a presidenta Dilma Rousseff recebeu a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Faço votos de que o estreitamento dessa relação diplomática produza frutuosos resultados que beneficiem o nosso povo em sua ascensão a uma melhor qualidade de vida. O Brasil, cujo pendor é a Paz, há de muito contribuir com o mundo. É sua missão.

 

Solidariedade ao Japão

Na sexta-feira, 18/3, no Templo da Boa Vontade, em Brasília, realizamos um momento ecumênico de prece dedicado às vítimas no Japão e seus entes queridos. O país, abalado por terremoto e tsunami no dia 11/3, além de todo o drama que já se esperaria de um trágico evento como esse, ainda vive o pesadelo nuclear.

O Portal Boa Vontade noticiou o Ato Ecumênico no TBV: “A solenidade contou com a presença dos monges budistas Sato e Ymura; do diretor da Oomoto Internacional, professor Shigeki Maeda; de representantes da comunidade Bahá’i; da Iniciativa das Religiões Unidas, além de esperantistas solidários aos acontecimentos. Na oportunidade, os religiosos de origem japonesa homenagearam as pessoas atingidas pela tragédia no Japão e a seus familiares. A cerimônia foi conduzida pelo ministro-pregador da Religião de Deus Jayme Bertolin. Ele fez a leitura do artigo ‘Exemplo de superação’, do jornalista e radialista Paiva Netto, construtor do Templo da Paz, publicado em centenas de jornais, revistas e sites no Brasil e no exterior”. 

 

Testemunho de Fé japonês

Aparecida Tokuda, diretamente do Japão, falou aos microfones da Super Rede Boa Vontade de Rádio. Ela, que reside em Aykaw Machi, interior do Estado de Kawagawa, perto de Tóquio, assim encerrou suas palavras: “Acima de tudo, a gente tem que ter muita Fé em Deus. Aqui em casa, eu e meu marido, Valder Tokuda, estamos sempre sintonizados na Super Rede Boa Vontade. Através da internet (www.boavontade.com), acompanhamos [a transmissão da LBV] 24 horas, porque nos dá muita força. Muito obrigada pelas orações! Vocês estão aí no Brasil, nós, aqui no Japão, mas o Poder de Deus é um só. Quando estamos com o pensamento unido, essa distância desaparece, porque a vibração é tão forte que parece que estamos juntos”.

Aparecida Tokuda, que o Pai Celestial os fortaleça e proteja nesses atribulados dias. 

 

Água e radiação nuclear

Em 22/3, comemoramos o Dia Mundial da Água. Façamos uma profunda reflexão sobre a nossa sobrevivência. Desse precioso líquido completamente dependemos. Contudo, ele continua ameaçado por nós. Vejam, por exemplo, o caos que pode advir se a radiação nuclear contaminar a água. Um perigo iminente pelo qual o Japão passa.

 

Fome Zero

Paulo Medeiros, da LBV em Brasília, informa-me que, na terça-feira, 15/3, compareceu ao lançamento da coletânea “Fome Zero — Uma História Brasileira”, no Palácio do Itamaraty. A obra, em três volumes, representa simbolicamente as três refeições diárias do programa Fome Zero. Entre os seus mais de 80 autores está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, a publicação reflete muito do que foi a estratégia Fome Zero, “que não é uma ação só do MDS. Envolveu em conjunto o governo federal. Certamente, uma das maiores ações de integração e articulação de políticas públicas. Vários ministérios participaram ativamente, e sem eles não teríamos o sucesso que foi o Fome Zero”. 

Na ocasião, os representantes da LBV cumprimentaram, além da ministra Tereza Campello, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. 

 

 

Paiva Netto

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor. 

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)