Publicado em 03/02/2009 10:55

Obras em Inhumas com Roberto Egídio Balestra

Desde o dia 15 de janeiro o deputado federal Roberto Egídio Balestra reassumiu o cargo de secretário Extraordinário do Estado de Goiás. Durante os meses de novembro e dezembro trabalhou intensamente na Câmara Federal onde colocou emendas em favor do Estado de Goiás.

Desde o dia 15 de janeiro o deputado federal Roberto Egídio Balestra reassumiu o cargo de secretário Extraordinário do Estado de Goiás. Durante os meses de novembro e dezembro trabalhou intensamente na Câmara Federal onde colocou emendas em favor do Estado de Goiás. O secretário relatou que primeiro trabalhou nas pendências de 2008 e constatou algumas pendências e que as
empresas detentoras da execução de obras não estão dando conta de entregar a maioria das obras e equipamentos licitados no prazo previsto.

Para o município de Inhumas como sempre apresentou várias emendas entre as de maior relevância ele destaca a liberação de verbas para aquisição de máquinas para a patrulha rural no valor de R$ 1,5 milhões.

“Apartir de agora posso afirmar que teremos uma nova realidade dentro do município, a prefeitura terá em 2009 uma frota nova, que deverá dar assistência na zona rural e a frota antiga trabalhará dentro da cidade”, disse Roberto Balestra. O prefeito Abelardo Vaz poderá apresentar um trabalho inédito, pois alocou a maior parte de recursos na área da educação. “O prefeito tem um compromisso de campanha, que é implantar escolas de tempo integral e para realizar este projeto é necessário uma estrutura física adequada, e ele a terá”. Ressalta Balestra.

As escolas construídas na região precisam de adaptações, pois quando foram construídas a realidade da educação era outra. A escola de tempo integral precisa de salas, área administrativa, cozinha, refeitório, salas para artes, música, salas de estudos, inclusão digital (no município já existe), quadra coberta, campo de futebol e piscina...

“Estamos buscando recursos para ampliação das escolas que tem  espaço físico disponível em parceria com o governo estadual e federal. O prefeito deverá construir escolas novas para substituir as que não tem condições de serem ampliadas. Isso deverá ser o mais breve possível. Em algumas escolas já estão sendo construída a cobertura de quadras de esportes em seguida serão
as piscinas”, conclui o secretário.

Balestra relembra que é chegado o momento de complementar o trabalho iniciado em favor da educação. “Já buscamos para o município o CEFET, Unidade Universitária da UEG, FACMAIS, Extensão do Campos da Faculdade Anhanguera onde é a Escola Agrícola oportunizando algumas vagas para alunos carentes do município de Inhumas na Faculdade Anhanguera”, diz.

Para o secretário o que preocupa é poder dar oportunidade de um ensino de maior alcance. Tão bom quanto o que transformou paises em dificuldades em grandes potencias como Estados Unidos, Japão e paises europeus...

“Conseguiremos através da inclusão de escolas de tempo integral, que os alunos permaneçam das 8hs as 17h. diariamente com toda assistência, inclusive alimentar. Essa será a marca da administração do prefeito Abelardo. Transformará o município de Inhumas em modelo de Educação para o Estado de Goiás”, afirma o Secretário Roberto Balestra completando que o ajudará com o suporte necessário.

Durante a entrevista Roberto Balestra corrige uma nota divulgada anteriormente em veículos de comunicação. Retifica que a emenda parlamentar que solicita verba para a construção da canalização do córrego Goiabeiras ainda está em trâmite foi aprovada, porém ainda não foi sancionada.

Completa dizendo que “não fui eu quem antecipei a informação só divulgo o que tenho em mãos”, disse o deputado censurando o fato ocorrido. O Centro de Cultura e Convenções está pronto e logo será inaugurado. Inhumas é uma cidade de comércio forte com média de 50 mil habitantes, com várias indústrias que precisam e necessitam de local apropriado para realização de eventos reuniões, seminários. O Centro de Cultura e Convenção deverá atender a demanda.

O governador Alcides Rodrigues continuará ajudando na construção de casas populares o prefeito Abelardo já tem um programa e está adquirindo uma nova área. Balestra garante que não será como antigamente, doando lotes sem infraestrutura deixando o cidadão a deriva. O plano do prefeito é completo e consistente para as famílias que necessitam de habitação. “O governador
dará o suporte e o que faltar darei suporte no ministério das cidades”, disse Balestra, afirmando prefeito Abelardo anunciará nos próximos dias os detalhes de seu projeto.

A licitação de reforma e ampliação da UEG foi realizada pela AGETOP na gestão do exgovernador Marconi Perillo e a empresa detentora da licitação não está cumprindo com os compromissos. De acordo com o secretário não é falta do prefeito, deputado estadual e federal brigar para que isto aconteça. A empresa quando apertada, se socorre em termos que existem dentro do contrato e a AGETOP fica impossibilitada de fazer a substituição. “O contrato está em sua fase final e se a empresa não concluir os termos acordados no contrato, ao termino dele a AGETOP deverá proceder uma nova licitação neste caso deveremos recuperar o tempo perdido fazer uma reforma sobre a reforma, inclusive cobertura da quadra, construção do auditório ...”, afirma Balestra.

Para recuperação de asfalto os recursos estão alocados. O prefeito está desenvolvendo estudos com equipe técnica que indicará quais serão os trechos que devem ser recuperados. Está previsto que o governo do Estado de Goiás vai liberar verbas para pavimentação asfaltica de novas ruas e os serviços de construção de galeria de água pluvial e esgoto continuarão.

Após o término do período de chuvas será reiniciado as obras de duplicação da GO-070 no trecho Inhumas a Goianira. A inauguração está prevista para o mês de setembro. “O projeto é que se duplique até a cidade de Goiás”, diz o secretário comentando que este é um sonho antigo e que se depender do governador Alcides será concretizado.

Mais uma conquista graças a amizade e relacionamento do secretário Balestra com o presidente da VALEC Juquinha das Neves após uma série de estudos de viabilidade técnica o secretário conseguiu com que a ferrovia Norte-Sul passasse no município de Inhumas. “Haverá um entreposto para atender a região será uma conquista, passaremos a ter um transporte barato se comparado
com o transporte rodoviário o que deverá permitir a competitividade dos nossos produtos. Teremos como chegar ao mercado consumidor a uma preço melhor trazendo tranqüilidade para os empresário”, disse o secretário.

Segundo Balestra administrativamente o município não tem de ser questionado tudo que é manifestado pela população o prefeito Abelardo tem procurado atender. “Eu e o deputado estadual Wellington Valim temos tentado corresponder e dar ao prefeito todo suporte. Entendo que até agora isto tem sido perfeito a satisfação e avaliação popular da administração municipal em uma reeleição ela é medida, no caso do prefeito Abelardo em base da sua administração. Foi avaliada satisfatória com o resultado das urnas saindo de um resultado anterior de 500 votos para uma diferença de 12 mil votos de frente. Logicamente estamos também sendo avaliados, pois a quantidade de votos de diferença foi a mesma obtido na em minha eleição para deputado federal no município”, relata Balestra com enorme sorriso.

O consenso dos pré-candidatos em apoio de candidatura de Dr. Abelardo Vaz a presidência da Associação Goiana dos Municípios – AGM, faz com que o município de Inhumas seja destaque na mídia. De acordo com Balesta o prefeito sempre recebeu a atenção tanto do governo estadual e federal quando solicitada não falta a presença do estado e nem da união nas ações administrativas do município. “Isto vai ser agora anunciado para o estado inteiro com o Abelardo presidente da AGM. Será fundamental para o município a presença de Inhumas no cenário estadual”, diz.

“Abelardo hoje é líder no município com a sua ascensão a presidência passa a ser líder no Estado é o que o levará a ter um trabalho em favor de todos os municípios e haverá vários desdobramentos políticos, levando a sua experiência obtida na cidade de Inhumas para os demais municípios por isso é que ele está sendo chamado pelos demais prefeitos para ser o presidente da AGM . Sua administração na cidade de Inhumas vai ser o espelho que irá apresentar nos demais municípios”, ressalta o secretario.

Roberto Balestra relata que o trabalho que tem feito como deputado federal e secretário pelo Estado de Goiás não é só apenas um trabalho administrativo, mas é principalmente na área política onde está ao lado do governador para fazer o equilíbrio entre as forças da base aliada e com isto aproxima mais o município de Inhumas com o governo Estadual, conclui.

 

 

Fonte: Jornal A VOZ

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)