Publicado em 10/06/2008 14:17

Pelo emprego em Inhumas

Qualquer decisão do setor público ou  privado causa impacto na economia resguardadas as devidas proporções de natureza territorial como municípios, regiões, estados e país.Conseqüências positivas ou negativas são advindas dessas decisões.


Qualquer decisão do setor público ou  privado causa impacto na economia resguardadas as devidas proporções de natureza territorial como municípios, regiões, estados e país.Conseqüências positivas ou negativas são advindas dessas decisões. Para melhor entender podemos observar o movimento de dois agentes da economia em Inhumas, pelo setor público, a prefeitura, e pelo setor privado, a usina Centroálcool. A economia do município está ancorada nestes dois maiores empregadores, responsáveis por cerca de 1.700 funcionários em períodos normais, um terço da mão-de-obra direta empregada em Inhumas.

Quando a prefeitura paga funcionários e fornecedores em dia esta  medida impacta positivamente nas transações do comércio e serviços. Quando a Centroálcool atrasa com funcionários e fornecedores por um período superior a trinta dias, impacta negativamente na economia local, podendo refletir no aumento da inadimplência no comércio e serviços, bem como em alto grau de dificuldade das famílias dependentes da empresa. O efeito ocorre em cascata, ou seja, quem não recebe não tem como pagar o que deve, podendo significar desequilíbrio na economia. Uma redução no fluxo circular da renda em Inhumas indica menos emprego, menor renda, menor consumo e menor produção da economia local.

Outro exemplo, quando a prefeitura compra das empresas do município ela está favorecendo a alguns poucos selecionados ou mesmo a um conjunto de empresas locais. Quando ela contrata serviços de fora, está gerando empregos fora. Isto tem acontecido nos casos de pacientes na área da saúde que são encaminhados pela secretaria municipal freqüentemente para hospitais de Nerópolis e Goiânia, mesmo para situações de parto, tratamento com neurologista ou U.T.I. Nestes casos pode prejudicar o setor de serviço hospitalar local que fica impedido de contratar ou manter profissionais especializados e à própria população que depende desses especialistas e não pode pagar pelo serviço.

O cidadão inhumense tem o direito de ser atendido pelo serviço público de saúde no município, e não se deslocar para outro por orientação da secretaria da saúde. Médicos e poder público não se entendem sobre um acordo de valor de honorários, assim a população que necessita da saúde é deslocada para hospitais de municípios vizinhos. A prefeitura alega responsabilidade com o dinheiro público ao não concordar com o valor dos honorários cobrados, médicos e hospitais reclamam da baixa oferta de honorários por parte do poder público. Até o fechamento desta edição não se tem notícia sobre a solução deste impasse, mas acredito num possível acordo entre as partes. É importante  perceber que qualquer movimento destes agentes modifica o cenário local, no lucro ou prejuízo para as empresas, famílias,  geração de impostos, emprego e renda.

Outro dia numa entrevista de rádio fui perguntado sobre como se justifica a boa circulação do dinheiro na economia de Inhumas, e a resposta é óbvia, basta observar que algumas empresas locais vendem  para outros municípios e estados. Esse movimento ajuda na boa circulação do dinheiro, associado, claro, às aposentadorias e salários dos servidores do governo estadual e federal. A saída  é o município ter uma maior oferta de empresas gerando empregos e renda de forma pulverizada para que não se tenha todos os ovos em duas cestas só.


Welington Rodrigues
economista



Fonte:
Sader Calil - Jornal O Goianão
sadercalil@uol.com.br
(062)3511-2076
Curso Superior em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás
Jornalista reconhecido regionalmente por seu trabalho executado em Inhumas e região através do Jornal Goianão.
Sr. Sader é também professor aposentado da rede pública de ensino.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)