Publicado em 31/07/2008 09:59

PLENO EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Os cidadãos e cidadãs são chamados novamente a iniciar um período de reflexão sobre os candidatos e suas propostas no período eleitoral que se avizinha.


Os cidadãos e cidadãs são chamados novamente a iniciar um período de reflexão sobre os candidatos e suas propostas no período eleitoral que se avizinha. A  justiça eleitoral de Inhumas aponta 36.495 eleitores aptos a votar em 18 locais, sendo 107 seções.  Este montante de eleitores em situação regular é 7,44% maior que o apresentando na eleição para prefeito e vereador em 2004 que foi de 33.967 eleitores. Deste total 86,65% de eleitores compareceram às urnas em 2004, ou seja, 29.433 votos válidos. A considerar este bom índice de votos apresentados em 2004 pode-se prescindir uma tendência para as eleições de 2008 de mais de 31  mil votos válidos.

O saldo positivo de transferências de títulos para o Município, somados aos jovens aptos ao primeiro voto totalizam 2.190 novos títulos eleitorais na praça. Observe que o total de eleitores (36.495) ultrapassa 80% do total de habitantes de Inhumas medido pelo IBGE (44.900), dando direito ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de avaliar a necessidade de revisão do eleitorado do Município.

O TSE autoriza a realização de revisões eleitorais em outros municípios que, cumulativamente, tenham apresentado o total de transferências 10% superior ao do ano anterior; o eleitorado superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos somada à de idade superior a 70 anos; e eleitorado superior a 80% da respectiva população, em que houve dotação orçamentária. A revisão eleitoral não pode ser feita em ano eleitoral e a justiça eleitoral leva em conta o tamanho da população de acordo com dados oficiais medidos pelo IBGE. No primeiro momento percebe-se que Inhumas se enquadra em um dos requisitos retromencionados.

É chegada a hora novamente de enfrentar o grande desafio de melhorar a política municipal.


Welingto Rodrigues
Economista




Fonte:
Sader Calil - Jornal O Goianão
sadercalil@uol.com.br
(062)3511-2076
Curso Superior em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás
Jornalista reconhecido regionalmente por seu trabalho executado em Inhumas e região através do Jornal Goianão.
Sr. Sader é também professor aposentado da rede pública de ensino.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

adilson rodrigueiro
05/09/2010 03:44

menção de apoio

Ao acaso tomei ciência da matéria "Cuidado com armadilhas..." com a qual me solidarizo e faço ecos. Ainda que "Rodrigueiros" não nos conhecemos. Também estou na área. Faça contato. Grande abraço, saúde e paz.
Adilson Rodrigueiro