Publicado em 21/07/2007 10:23

Por que Inhumas é assim?

Wellington Rodrigues convida V. Sa. e família para o laçamento do livro a realizar-se dia 13 de agosto de 2007, às 19:30h, no Auditório Renato Balestra da Prefefeitura Municipal de Inhumas.

O livro "Por que Inhumas é assim?" é uma observação da aplicação da teoria econômica à prática no município de Inhumas em comparação com a Região Metropolitana de Goiânia. A obra está dividida em quatro partes e mostra os cenários do Município sob o ponto de vista dos seus principais agentes econômicos: setor público e setor privado. O período analisado, 1992 a 2003, foi escolhido em função da situação econômica do País, pois as políticas macroeconômicas adotadas impactam diretamente no comportamento de qualquer município. A primeira parte do estudo trata da formação populacional do município de Inhumas, seu grau de desenvolvimento humano em comparação com os municípios da Região Metropolitana de Goiânia. A segunda parte enfoca o aspecto econômico do setor produtivo, como empresarial, incentivos fiscais recebidos do governo do Estado de Goiás, em comparação com os municípios da Região Metropolitana de Goiânia, e agropecuária. A terceira parte trata das contas do setor público, verificando a escassez de recursos para investimentos na atração de novos empreendimentos. A quarta parte traz uma análise econômica do desenvolvimento do município de Inhumas no período. O estudo visa também orientar quanto à natureza de futuros investimentos que o Município suporta, a qualidade da sua mão-de-obra, matéria-prima existente e localização espacial. As informações servem de auxilio ao setor público e privado para que possam fazer seu mapeamento de mercado e/ou planejamento estratégico, tanto interno quanto externo à região. Tem caráter eminentemente econômico e está respaldado por pesquisas técnicas realizadas junto às empresas e instituições citadas, bem como por fontes de informações precisas, como IBGE, FAEG, FIEG, SEPLAN, SEPLAM-Prefeitura de Goiânia, SEBRAE, Sec. Indústria e Comércio, PNUD, AGENCIARURAL. Alguns dados apurados na pesquisa:

  • Inhumas classifica-se na 28ª posição no ranking dos municípios com maior PIB no Estado de Goiás (dados de 2003), sendo sua riqueza de R$227.235 milhões, equivalente a 0,62 do PIB goiano de 2003.
  • Entre os municípios mais competitivos de Goiás (dados de 2003), Inhumas classifica-se em 20ª posição.
  • Inhumas apresenta forte tendência de queda no ritmo de crescimento da população, com uma taxa de média de crescimento anual de 1,57 de 1991 a 2000.
  • Inhumas apresenta crescimento de 13 no índice de desenvolvimento humano de 1991 a 2000.
  • Inhumas apresenta crescimento na atividade econômica de 17,24 de 1992 a 2001.
  • De 1994 a 2003 as receitas correntes da prefeitura municipal cresceram 36,22 a mais que as despesas correntes.
  • De 1994 a 2003 as despesas da câmara municipal cresceram 613,79.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)